FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
31/08/2010 19h04
CONSIDERA QUAL É A VERDADEIRA LIBERDADE E NÃO TE ENGANES
Santa Catarina de Génova (1447-1510), leiga, mística
O Livre Arbítrio (a partir da trad. Études carmélitaines 1959; cf. Orval)

Deus apela à nossa liberdade

Deus incita o homem a levantar-se do pecado. [...] Quanto mais prontamente o homem reconhecer a sua miséria, mais depressa se humilha e se abandona a Deus, reconhecendo que é a Deus que cabe realizar esta obra de conversão nele. E toma disso consciência pouco a pouco, através das contínuas inspirações que Deus lhe envia; e, ao ver a obra e as vantagens que dela retira, diz para si mesmo: «Parece-me realmente que Deus não tem outras coisas para fazer se não ocupar-se de mim. Como são doces e cheias de amor as obras de Deus em nós!»

Nesta vida, servir a Deus é na verdade reinar. Quando Deus liberta o homem do pecado que o torna escravo, liberta-o de toda a servidão e coloca-o numa verdadeira liberdade. De outro modo, o homem vai sempre de desejo em desejo sem jamais se saciar; quanto mais tem, mais gostaria de ter; procurando satisfazer-se, mas nunca está contente. De fato, quem tem um desejo está possuído por ele; vendeu-se à coisa que ama; procurando a sua liberdade, seguindo os seus apetites e ofendendo a Deus, fica escravo deles para sempre.

Considera pois a força e o poder do nosso livre arbítrio, que contém em si duas coisas tão opostas e tão contrárias uma à outra: a vida e a morte eternas. O livre arbítrio não pode ser violentado por nenhuma criatura; por isso, enquanto estiver na tua mão, reflete bem e toma cuidado com o que fazes, para que as tuas obras reflitam a vida eterna presente em tuas decisões.
 
Paz e Bem!

            ©Evangelizo.org 2001-2010
 

Publicado por Frei Fernando Maria em 31/08/2010 às 19h04

Site do Escritor criado por Recanto das Letras