FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 21,1-14)(21/4/17)
 
Em nenhum outro nome há salvação.
 
A obra da salvação humana é obra Divina e ninguém, por mais que queira, poderá impedir que ela se realize em toda sua plenitude. A partir do primeiro pecado, a humanidade ficou conhecendo a terrível oposição que existe contra Deus e contra a Sua Obra. E isso se torna cada vez mais acentuado, à medida que inocentes são barbaramente assassinados, como aconteceu com Jesus de Nazaré, o Filho amado de Deus.
 
Neste sentido, não há dúvida de que estamos em meio a uma grande luta entre o Bem e o mal; entre justos e injustos; entre aqueles que permanecem fiéis ao Senhor e aqueles que seguem o maligno; é o que vemos na primeira leitura, os apóstolos são perseguidos por fazerem o bem em nome de Jesus ressuscitado. Mas quanto a isto, o Senhor já os havia alertado: "Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos. Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mt 10,17-18.22).
 
Já no Evangelho de hoje os discípulos encontram Jesus à beira do lago, “mas não sabiam que era Jesus”. Com efeito, o Senhor deu até um sinal do novo que acontecia, quando começou um diálogo com eles: “Jesus disse-lhes: 'Lançai a rede à direita da barca, e achareis.' Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes.
 
Aqui, dois fatos nos chamam a atenção: primeiro, mesmo sem ser reconhecido, Jesus realiza o que ordena, uma vez que eles, ao obedecerem sua Palavra, pescaram em poucos minutos o que não conseguiram durante toda noite. Segundo, percebemos, na pessoa de São João, que o amor sempre encontra facilmente a verdade, pois aquele que ama vê muito além do que os olhos podem ver. Isto porque, mesmo diante do milagre, ainda não o tinham percebido claramente. “Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!'”
 
Conclusão: ao viver a nova condição de ressuscitados com Jesus ressuscitado, os discípulos levam consigo o poder do Seu Nome e por esse poder anunciam a boa nova da salvação à todas as nações; ora, isto se dá também em nossos dias, pois Jesus continua sua obra salvífica até o fim do mundo e “aquele que perseverar até o fim será salvo.
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria,OFMConv.
 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 21/04/2017
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras