FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 13,16-20)(26/4/18)
 
O Ser humano é uma obra divina como também toda criação, essa é a grande verdade que somos; porém, mais do que obra divina, somos "imagem e semelhança de Deus", e esse é o grande mistério a ser desvendado por nós que o vivemos em meio à tudo o que os homens fazem, por meio dos seus pecados, tentando contradizê-lo. São Paulo, na primeira leitura de hoje, disse que fomos escolhidos especialmente para transparecermos, por nosso modo de ser, a presença de Deus em meio à criação, de modo que, em Seu Filho, Jesus Cristo, Deus nos faz viver esse grande mistério que somos.
 
Ora, todo o tempo que temos, tudo o que somos e vivemos são meios para nos dedicarmos a nossa vocação de filhos e filhas de Deus, revelando com isso a unidade da família divina que formamos. No salmo de hoje, o salmista agradece ao Senhor pelo amor com que somos amados: "Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: “O amor é garantido para sempre!” E a vossa lealdade é tão firme quanto os céus."
 
Com efeito, no Evangelho de hoje, Jesus nos mostra que a fonte de nossa felicidade se encontra na obediência com que amamos Deus, praticando sua vontade presente em suas Palavras e exemplos. É profundamente fecundo esse modo de viver a fé, porque por ela experimentamos as coisas eternas mesmo estando ainda no tempo; por ela transparecemos a invisibilidade divina que se dá a conhecer em nosso modo de viver. De fato, é isso que nos ensinou São Paulo, quando disse: "Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim. A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim."
 
Conclusão: Caríssimos, a nossa grande alegria consiste em que somos instruídos pelo próprio Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo; receber seus ensinamentos e praticá-los é viver em comunhão com Ele que nos dá a vida eterna. Então, escutemos o Senhor: “Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes."
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 26/04/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras