FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 12,38-42)(23/7 /18). 
 
Caríssimos, a evidência para quem ama à Deus, é o amor com que o ama, traduzido em obediência e fidelidade; pois Deus nos criou por amor e somente para amar; fora desse dom de Deus, nada mais resta, porque nenhuma exigência, fora do amor incondicional, satisfaz plenamente a justiça divina; e digo mais, creio que essa seja uma das grandes tentações que o ser humano sofre, querer submeter Deus aos próprios caprichos. Por isso, Jesus disse no Evangelho de hoje: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas."
 
Com efeito, ouvimos hoje do Profeta Miquéias a seguinte ponderação: "Foi-te revelado, ó homem, o que é o bem, e o que o Senhor exige de ti: principalmente praticar a justiça e amar a misericórdia, e caminhar solícito com teu Deus." De fato, exigir um direito sem que se tenha cumprido o dever que lhe corresponde, que na vivência da fé significa obedecer aos santos mandamentos, é querer submeter a Deus a própria vontade. 
 
Caríssimos, exigir e não corresponder, é o mesmo que negar a verdade e seguir o próprio caminho às cegas, ignorando os valores eternos que nos fazem viver em comunhão permanente com o amor do Senhor. Somos simples criaturas, isto significa dizer que somos cem por cento dependentes e nada podemos além do limite de nossas possibilidades. Não entender isso é querer limitar Deus, embora sabendo que Ele tudo pode e nada mais exige de suas criaturas senão a livre obediência aos seus santos mandamentos.
 
Conclusão: "Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios! Diante disso que fizeste eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos. Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus."
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 23/07/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras