FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,1-11)(06/9/18) 
 
A pesca Milagrosa...
 
Caríssimos, a Palavra não é só um som que emitimos, mas um conteúdo humano ou divino que a acompanha; com efeito, eis o que meditamos no Salmo 32: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército. Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo.
Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu."
 
Na Verdade, a palavra é o fio condutor que leva o que somos e vivemos pelos sons que emitimos, escrevemos ou expressamos visualmente ou de outras formas, porém, tudo revela de que fonte recebemos o conteúdo existencial emitido. São Tiago na sua carta nos exorta: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento."
 
No Evangelho de hoje a multidão se comprimia para ouvir o conteúdo da Palavra de Deus que Jesus anuncia realizando o que diz (cf. Lc 5,1-11). Ora, isso significa que a Palavra é acompanhada por suas obras; por exemplo, quando Jesus disse à Pedro para lançar as redes, mesmo diante de sua ponderação - “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos." - ele não vacilou em sua fé mesmo se reconhecendo um pecador - e assim arrematou: "Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”.
 
Caríssimos, são estas as lições da liturgia de hoje: as palavras que pronunciamos nascem da fonte de onde as bebemos. Quem bebe da Fonte da Palavra de Deus, proclama sempre a verdade e suas obras e nunca uma versão dela. Quem bebe da fonte da mentira, tudo o que diz e faz, tem no pai da mentira o seu condutor. Por isso, muito atenção à estas Palavras de Jesus: "Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus."
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 06/09/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras