FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,38-42)(09/10/18).
 
Caríssimos irmãos e irmãs, a vida humana é um dom precioso de Deus, entretanto, no mais das vezes nos atormentamos à nós mesmos com vãs preocupações como se isso tivesse algum sentido ou nos causasse algum bem; na verdade essa atitude de preocupação inadequada não passa de ativismo estéril, infecundo que em nada nos ajuda, mas só serve para atrapalhar o bem viver e o convívio fraterno. 
 
No Evangelho de hoje, Marta convida Jesus para uma refeição em sua casa, mas não tem tempo para Ele, pois, mesmo no anseio de bem servir-lo junta a isso uma ácida crítica à sua irmã Maria por ela sentar-se aos pés do Senhor para o escutar e não se prestar de imediato aos afazeres da casa. Ora, a resposta de Jesus a Marta nos mostra que o muito ou o pouco fazer sem o devido sentido da fé, perde a espontaneidade da boa convivência, a plena disposição em servir e a generosidade de bem acolher, tornando-se assim uma espécie de obrigação estéril eivada de insatisfação e aborrecimento.
 
De fato, sem unidade em meio à diversidade dos dons não existe paz, mas somente conflito de interesses ou de aparência. Ora, somos parte do Corpo Místico de Cristo, a Igreja. Porém, esse Corpo é Santo, por isso, tudo em nosso viver precisa transparecer a santidade do Senhor à quem somos unidos e a quem servimos, caso contrário, não passamos de galhos secos, esturricados que só servem para serem incinerados. 
 
Caríssimos, quando o nosso viver tem como base o amor fraterno e o bem de todos, isso é infinitamente superior à tudo que se concebe a partir do ativismo estéril que só gera críticas, conflitos e divisões. Na verdade, quem busca a paz e o bem comum sabe escutar o Senhor para agir com a sua sabedoria, e assim fazer a sua vontade em tudo, como Ele nos ensinou: "Uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.
 
Paz e Bem! 
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 09/10/2018
Alterado em 10/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras