FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,37-41)(16/10/18). 
 
Caríssimos irmãos e irmãs, constantemente na prática da vida somos confrontados tendo em vista o viver que realmente agrade a Deus por estar de acordo com a sua vontade. Por isso, precisamos viver em sintonia com os seus preceitos e não como fiscais dos outros na prática deles, mas sim, como verdadeiros praticantes de suas normas; pois as obras de misericórdia são infinitamente superiores à todos os juízos de valores emitidos.
 
"Com efeito, em Jesus Cristo, o que vale é a fé agindo pela caridade," como escreveu São Paulo, pois, foi "para a liberdade que Cristo nos libertou." Por isso, "Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão" deste mundo, que são os vícios e todos os tipos de preconceitos que geram as lutas fraticidas. 
 
De certo, amar como Cristo nos ensinou, significa perdoar sempre a tudo e a todos, porque o amor do Senhor é o único caminho para pacificar a nossa vida e a de todos. Ora, não entender isso, é cair no abismo da incompreensão e das discórdias, que resulta nas mais terríveis batalhas fratricidas, e com isso perdemos o verdadeiro sentido da vida que consiste no que o Senhor nos ensinou: "Amai uns aos outros como eu vos tenho amado." 
 
O Evangelho de hoje nos mostra o exemplo oposto dessa verdade ensinada por Jesus. Um fariseu o convida para jantar em sua casa, mas logo o julga por não ter lavado as mãos, no entanto, como o Senhor conhece todas as coisas, assim lhe mostra qual é o estado de sua alma imersa na lama fétida das contradições. Caríssimos, quem vive sempre julgando e condenando, na verdade está apenas projetando nos outros os erros e contradições que cultiva em sua prática de vida. 
 
Portanto, para estes, eis o que escreveu São João: "Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Quem odeia seu irmão é assassino. E sabeis que a vida eterna não permanece em nenhum assassino."
 
Paz e Bem! 
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 16/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras