FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 13,10-17)(29/10 /18). 
 
Caríssimos, o legalismo é uma doença espiritual muito pior do que possamos imaginar, pois enrigesse a alma de tal forma que a impede de agir com sabedoria e bom senso; embora o legalista diga que só quer fazer se cumprir a lei, na verdade, por sua má interpretação, se põe em contradição por falta da caridade devida, e com isso se opõe ao próprio Deus, autor e consumador da Lei. É bem como escreveu São Tiago: "Quem julga a lei já não é observador da lei, mas seu juiz."
 
No Evangelho de hoje Jesus curou em dia de sábado uma mulher que há dezoito anos vivia encurvada por influência do maligno, mas logo foi contestado pelo chefe da Sinagoga, que disse: "Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”.
 
Ao que Jesus replicou: "Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."
 
Caríssimos, todo argumento legalista já nasce envolto pela hipocrisia, pois lhe falta discernimento, caridade, misericórdia, bondade e todas as virtudes necessárias para se fazer o bem que se deve fazer. Ora, a função da lei, é conduzir as almas para Cristo e nesse encontro elas se tornam uma só com Ele no amor. Sem esse sentido a lei se torna letra morta, porque não cumpre sua missão devido a má interpretação lhe foi dada. 
 
Paz e Bem!
 
Frei Fernando Maria OFMConv. 
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 29/10/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras