FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,14-23)(28.03.19)
.
Caríssimos, se perguntar-nos, é possível viver neste mundo sem cometer pecados? Que resposta daremos? Todo pecado é uma ofensa a Deus, ao seu amor, à sua santidade; na verdade, é um desligar-se Dele, e se perder nas trevas do pecado cometido. Ora, Deus não nos criou para o pecado, mas sim para participarmos do louvor de Sua glória. Pois, todo pecado é sinônimo de infelicidade, uma vez que nele não existe nada que se aproveite.
.
Com efeito, muitos dizem "eu pequei porque sou franco," e com isso querem justificar o pecado cometido negando a permissão que deram para comete-lo. Por isso, não são isentos de culpa; mas, o Senhor, que é misericordioso e compassivo, sempre perdoa àqueles que se arrependem e não querem mais viver nas trevas do pecado, pois, como escreveu São João: "Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu."
.
A liturgia de hoje trata do único pecado que jamais será perdoado, isto é, a blasfêmia contra o Espírito Santo, que consiste em afirmar que a obra do Espírito Santo é obra do Maligno. De fato, quem comente tal pecado nunca se arrepende e por isso, não tem como ser perdoado. Os filhos de Deus jamais cometem esse pecado, porque são conduzidos pelo Espírito Santo (cf. Rm 8,14).
.
Conclusão: Caríssimos, escutemos com devida atenção o que nos diz o Senhor: "Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha. Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada. Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro." (Mt 12,30-32).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 28/03/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras