FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Homilia do 4°Dom da Quaresma (Lc 15,1-3.11-32)(31.03.19)
.
Caríssimos, o 4° Domingo da Quaresma é também chamado de domingo "Laetare" que significa alegria, pois nele se faz memória da libertação do povo eleito que deixa seu êxodo e toma posse da terra prometida; para nós cristãos que em Cristo também fazemos parte do povo consagrado ao Senhor, nos alegramos com a proximidade da Páscoa que é a nossa libertação do pecado e da morte, isto é, nossa tomada de posse da vida eterna advinda da Ressurreição de Jesus.
.
A primeira leitura traz a memória da primeira Páscoa que o povo Hebreu celebrou na terra prometida; e ela começa com a proclamação desse fato histórico como meditamos nas palavras do Senhor ditas à Josué: “Hoje tirei de cima de vós o opróbrio do Egito”. Na segunda leitura São Paulo faz memória da nossa libertação em Cristo e convoca à todos os que ainda não a experimentaram à retornaram do cativeiro do pecado à misericórdia e ao perdão que o Senhor oferece à todos aqueles que se convertem.
.
Caríssimos, o Santo Evangelho de hoje dá um banho de misericórdia em nossas almas, pois nele Jesus nos conta a parábola do Pai misericordioso que ama seus filhos mesmo quando estes se afastam do seu convívio e do seu amor. Façamos, então, uma analogia entre os personagens dessa parábola e nós que ainda vivemos em meio ao êxodo deste mundo.
.
O Pai misericordioso é Deus que cheio de compaixão espera com paciência a volta dos filhos pródigos que se apossaram da herança da vida e a estragam por meio dos pecados que os levam à mais triste condição, ou seja, a ausência do aconchego de seu Pai. Todavia, felizes são aqueles que como o filho da parábola se arrependem e voltam. O segundo filho, representa aqueles que vivem de algum modo a fé, mas se tornam intransigentes e não aceitam a volta dos filhos pródigos. 
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 31/03/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras