FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Jo 15,9-11)(23.05.1)
.
Caríssimos, um dos frutos da presença do Espírito Santo na alma é a alegria, e no Evangelho de hoje Jesus revela que nos ama como o Pai lhe ama e Ele ama o Pai, e com o seu amor nos dá a alegria completa; diz Ele: "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
.
Certa feita, se referindo à essa alegria disse São Francisco de Assis: «A melhor defesa contra todas as maquinações e ardis do inimigo continua a ser o espírito da alegria. Os demônios nada podem contra um servo de Cristo que encontram repleto de santa alegria; pelo contrário, uma alma desgostosa, melancólica e deprimida facilmente se deixa submergir pela tristeza ou absorver por prazeres enganosos.»
.
"Era por isso que ele se esforçava por manter sempre o coração alegre, por conservar esse óleo da alegria com o qual a sua alma tinha sido ungida (Sl 44,8). Tinha grande cuidado em evitar a tristeza, a pior das doenças, e, quando sentia que ela começava a infiltrar-se na sua alma, recorria imediatamente à oração. «À primeira perturbação», dizia, «o servo de Deus deve levantar-se, pôr-se em oração e permanecer diante do Pai até que Ele lhe faça recuperar a alegria própria daquele que foi salvo» (Sl 50,14)." (Tomás de Celano (c. 1190-c. 1260)
(biógrafo de São Francisco).
.
Conclusão: Caríssimos, quem serve ao Senhor neste mundo e vive para Ele, já não se pertence; por isso, sua alegria permanente é fruto do amor com que o ama e é amado por Ele. De fato, nada se compara a isso, porque ouvir o Senhor e se manter na sua presença, se constitui a maior alegria, como Ele mesmo disse na parábola dos talentos: "Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem participar da minha alegria."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 23/05/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras