FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA (Mt 13,47-53)(01.08.19)
.
Caríssimos, a didática dos acontecimentos do Antigo Testamento consistia em preparar a vinda de Cristo, o Filho de Deus vivo à este mundo; de igual modo, todos os acontecimentos do Novo Testamento apontam para o juízo final que se dará com a sua segunda vinda. Desse modo, ninguém poderá se desculpar dizendo que não conhecia os princípios éticos, morais e religiosos que geram os bons custumes e o reto viver e que servirão de base para o juízo final de toda a humanidade.
A primeira leitura de hoje nos mostra os sinais sensíveis da presença de Deus no Santuário construído por Moisés sob sua orientação. De igual modo, a arca, o documento da aliança e o propiciatório para os sacrifícios eram também sinais sensíveis da Sua presença no meio do seu povo. Ora, tais sinais comprovavam realmente que era o Senhor mesmo quem os condizia para a terra prometida.
.
Com efeito, os Sete Sacramentos da Igreja são os novos sinais sensíveis da presença do Senhor em nosso meio nos conduzindo para a terra prometida da vida eterna. Desse modo, pelo batismo o Senhor nos faz renascer na ordem da graça; na Eucaristia é Ele mesmo que alimenta as nossas almas; no Crisma recebemos a plenitude do Espírito Santo; na confissão, o perdão dos pecados quando falhamos na missão de sermos santos; no matrimônio, a santificação da família; na unção dos enfermos, a cura do corpo e da alma; e no Sacramento da Ordem, o poder sacerdotal. 
.
Conclusão: Caríssimos, a Santa Igreja é a Arca da Nova Aliança de Deus com a humanidade, como escreveu São Paulo, nela é guardado o depósito da fé e todas as graças para a santificação de nossas almas. Mas, atenção, porque, como disse o Senhor, ela é o sinal visível do Reino, semelhante à uma rede que recolhe do mar peixes bons e maus; onde os bons serão recolhidos em cestos; e os maus serão lançados fora onde haverá choro e ranger de dentes.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 01/08/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras