FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Homilia do 24°Dom do tempo comum (Lc 15,1-32)(15/9/19)
.
Caríssimos, as ações humanas sem a graça de Deus é a causa da perdição e da ruína de muitos; essa é a primeira lição que aprendemos na liturgia de hoje. Também aprendemos do Senhor Jesus por meio da Parábola do filho pródigo que Deus nosso Pai é infinitamente misericordioso conosco, porque nos conhece por dentro e sabe o quanto precisamos de sua misericórdia para sermos salvos.
.
O fato é que nesse nosso tempo vivemos numa terrível escuridão espiritual, isto porque o homem moderno vive mergulhado em todo tipo de pecado e age como se Deus não existisse; e por meio de práticas nefastas ofende a criação e à próprio Deus, agredindo-se uns aos outros; e o pior, ao que parece, é que não há nenhuma esperança de arrependimento e conversão, para que haja reparação e o perdão dos pecados.
.
As Parábolas que Jesus nos conta no Evangelho de hoje respondem ao mesmo tempo aos duros de coração que não sabem perdoar e por isso usam a prática da fé para julgar e condenar os outros e não para serem misericordiosos; por outro lado, responde também àqueles que se sentem culpados, mas por perderem a esperança devido a escravidão do pecado não tinham mais motivação para uma verdadeira conversão.
.
Caríssimos, na Parábola do filho pródigo, Jesus nos ensina que o verdadeiro arrependimento leva os que caíram em pecado mortal ao encontro do Pai misericordioso que os trata como filhos que estavam perdidos e agora por sua Divina Misericórdia voltam ao estado de graça e à uma vida nova. Portanto, escutemos atentamente o Senhor: "Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 15/09/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras