FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,54-59)(25/10/19)
.
Caríssimos, em Deus não existe mal algum, pois, tudo criou por amor e para o amor, isto é, Ele é o Sumo Bem e tudo criou para o bem, como afirma são Tiago: "Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas."
.
Ora, o mal é consequência da não comunhão com Deus, ou seja, consequência da desobediência, que significa o não amor a Ele. No Livro de Sabedoria, meditamos o seguinte: "Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra, porque a justiça é imortal."
Com efeito, no Evangelho de são João, Jesus faz uma belíssima analogia à esse respeito, disse Ele: "Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado."
.
Ou seja, a Palavra do Senhor é a seiva eterna que nos sustenta por meio de nossa obediência. Por isso, Ele acrescenta: "Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."
.
Caríssimos, o Evangelho de hoje trata da reconciliação como meio eficaz que nos faz um só com o Senhor. Viver reconciliado significa viver sob sua proteção por meio da ação do Santo Espírito que habita em nós. De fato, estamos no tempo da Divina Misericórdia e por ela o Senhor renova todas as coisas. Portanto, peçamos a Ele a graça de permanecermos fiéis até o fim, pois, aquele que perseverar até o fim será salvo (cf. Mt 24,13).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 25/10/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras