FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Homilia do 30°Dom do tempo comum(Lc 18,9-14)(27/10/19)
.
Caríssimos, o dom da oração é uma porta aberta entre o céu e a terra, por ela passam as nossas intenções, nossas intercessões, nossas dores, angústias e sofrimentos, e tudo o que vivemos. Todavia, cuidemos para que a nossa oração seja um meio eficaz para alcançarmos as graças que Deus, nosso Pai, nos concede sempre que humildemente à Ele recorremos.
.
No Evangelho de hoje Jesus conta uma parábola sobre o dom da oração como uma atitude interior que revela quem realmente somos e porque rezamos. Ele nos mostra que quando a oração brota de um coração humilde que se reconhece impotente diante de Deus e da própria existência, tem o poder de tudo transformar, à começar pelo orante, porque reza não para se justificar, mas para se converter e assim fazer a vontade de Deus.
.
Na homilia de encerramento do sínodo da Amazônia, o Santo Padre o Papa Francisco, comentou essa Parábola de Jesus, mostrando a diferença existente entre a oração do fariseu e a do publicano: “O fariseu vangloria-se porque cumpre do melhor modo possível preceitos particulares, mas esquece o maior: amar a Deus e ao próximo. Por isso, "Considera-se melhor que os outros designados por ele como «o resto, os restantes». “Em outras palavras, são «restos», descartados dos quais manter-se à distância."
.
Por outro lado, a oração do publicano "nasce do coração, é transparente: coloca diante de Deus o coração, não as aparências. Rezar é deixar-se olhar dentro por Deus sem simulações, sem desculpas, nem justificações. Porque, do diabo, vêm escuridão e falsidade; de Deus, luz e verdade."
.
Conclusão: Caríssimos, a oração é um exercício da alma que se eleva ao Senhor, buscando o seu auxílio na certeza que somente Nele encontra a paz de que tanto precisa; mais do que isso, é um profundo ato de amor, pois quem reza assim, nada mais busca senão amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/10/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras