FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Homilia do 33°Dom do tempo comum (Lc 21,5-19)(17/11/19)
.
Caríssimos, assim como temos plena certeza da vida, porque a vivemos naturalmente; também temos a certeza da morte, visto que ela se abate sobre nós à todo instante, ou seja, naturalmente morremos pouco a pouco por mais saudáveis que estejamos, e isso é inegável, incontestável; pois não passamos de um sopro se esvai.
.
Com efeito, nenhuma criatura existe em si e por si mesma; na verdade, somos dependentes cem por cento uns dos outros e prencipalmente de Deus. Ora, isso nos faz compreender que não existimos por acaso, pelo contrário, fomos criados à "imagem e semelhança de Deus" para servirmos à Ele, servindo-nos uns aos outros; sem esse princípio fundamental, a vida perde todo o sentido de ser.
.
As leituras da liturgia de hoje nos mostra que haverá um dia eterno onde todos serão julgados; e que esse julgamento já se faz presente em nosso modo de ser e estar no mundo. Como vimos na primeira leitura, facilmente se pode constatar a presença do bem ou do mal nas ações humanas; ora, mas isso depende de nossas escolhas e decisões.
.
De fato, o desequilíbrio e o mal existente em meio a criação, sem dúvida alguma, é fruto da perversão humana, que deixando o estado de graça violam constantemente os santos mandamentos e as Bem-aventuranças, tornando-se com isso presa fácil do maligno.
.
No Evangelho de hoje, Jesus revela os acontecimentos que antecederão a Sua segunda vinda: falsos cristos; guerras entre nações; pestes e fenômenos catastróficos, e por fim, ferrenha perseguição aos cristãos. Mas, em meio a tudo isso, Ele nos garante que o Seu Santo Espírito estará sempre conosco e nada nem ninguém poderá nos separar do seu amor. Por isso, nos exorta: "Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 17/11/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras