FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


Homilia do 1°Dom do Advento (Mt 24,37-44)(01/12/19)
.
Caríssimos, com o tempo do Advento se inicia o ano litúrgico, que segue um siclo trienal ABC, onde em cada ano se lê um dos Evangelhos Sinóticos, Mateus(A), Marcos(B), Lucas(C). A liturgia é a celebração do mistério salvífico de Cristo, ou seja, celebramos a vinda de Jesus, o Filho de Deus, que se fez homem no seio da Virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo para nos salvar.
.
Com efeito, o tempo do advento traz em si duas características precisas: preparação para o Natal do Senhor, que lembra a sua primeira vinda; e também nos prepara para a sua Parusia ou segunda vinda. Os símbolos que acompanham esse tempo são: a cor litúrgica roxa, que diz respeito à penitência que fazemos para acolhermos o Senhor. A coroa feita de ramos de pinho ou outra árvore com quatro velas que representam as quatro semanas desse tempo.
.
São Bernardo, explicando o significado desse tempo nos ensina que entre a primeira e a segunda vinda, existe uma intermediária conforme o Evangelho de são João (cf. Jo 14,1-6). Diz ele: "Na sua primeira vinda, Cristo veio na nossa carne e na nossa fraqueza; na sua vinda intermédia, vem em Espírito e poder; na sua última vinda, virá na sua glória e majestade."
.
E continua Ele: "Mas é pela força das virtudes que chegamos à glória, como está escrito: «O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da glória» (Sl 23,10); e no mesmo livro: «Para ver o vosso poder e a vossa glória» (62,3). Portanto, a segunda vinda é como o caminho que leva da primeira à última. Na primeira, Cristo foi nossa redenção; na última, aparecerá como nossa vida; na sua vinda intermédia, é nosso repouso e nossa consolação."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 01/12/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras