FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,1-9)(26/01/23).

 

Caríssimos, olhando este mundo desmoronando pela maldade nele praticada, pelas mentiras inventadas tentando-se tirar proveitos pessoais e vencer na vida materialmente, porém, sem nenhuma sensação de paz. É esse o estado de alma dessa nossa sociedade mergulhanda no fosso da perdição muito distante de Deus.

 

Quantos realmente seguem nosso Senhor Jesus Cristo levando o Evangelho da salvação para todas as nações como Ele nos ensinou? Decerto, sentir-se chamado é sentir-se amado e enviado por Deus com um único objetivo, a salvação de todos que ainda não conhecem e por isso, não amam a Cristo nem se deixam conduzir por Ele.

 

Comentando o Evangelho de hoje, disse o Papa Emérito recém-falecido, Bento XVI: "Embora possa parecer que a maior parte do mundo moderno, das pessoas de hoje, viram as costas para Deus e consideram a fé uma coisa do passado - há no entanto o anseio de que a justiça, o amor e a paz seja finalmente estabelecida, que a pobreza e o sofrimento sejam superados, que as pessoas encontrem a verdadeira alegria. 

 

Todo este anseio está presente no mundo de hoje, o anseio pelo que é grande, pelo que é bom. É o anseio do Redentor, do próprio Deus, mesmo onde Ele é negado. É precisamente nesta hora que o trabalho no campo de Deus é particularmente urgente, e é precisamente nesta hora que sentimos de uma forma particularmente dolorosa a verdade das palavras de Jesus: "Há poucos trabalhadores". 

 

Ao mesmo tempo, o Senhor faz-nos compreender que não podemos ser apenas nós a enviar trabalhadores para a sua colheita; que não se trata de uma questão de gestão, da nossa própria capacidade organizativa. Os trabalhadores para o campo da sua colheita só podem ser enviados pelo próprio Deus. Mas Ele quer enviá-los através da porta da nossa oração. 

 

Podemos cooperar para a vinda dos operários, mas só o podemos fazer cooperando com Deus. Assim, esta hora de ação de graças pelo cumprimento de um envio missionário é, de uma forma especial, também a hora da oração: Senhor, envia operários para a tua colheita! Abra os corações à sua chamada! Não deixe que a nossa súplica seja em vão!"

 

Portanto, caríssimos, mais do que nunca este mundo precisa da presença do Senhor Jesus nele, e não existe nenhuma solução fora da que Deus nos deu: "Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

 

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus. Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más.

 

Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus." (Jo 3,16-21).

 

Paz e Bem!

 

Frei Fernando Maria OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 26/01/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras