FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 13,44-46)(23/8/19)

.

1. Caríssimos, a Igreja da América Latina hoje celebra a Festa de Santa Rosa de Lima a primeira santa do nosso continente e uma de suas Padroeiras. De fato, Santa Rosa é um perfeito exemplo de amor a Cristo na pessoa dos pobres à quem dedicou toda a sua vida. 

 

2. Modelo de oração e penitência, viveu para o Senhor todos os dias de sua vida e se tornou exemplo vivo de consagração a Deus e aos seus filhos e filhas. "Em sua vida simples, operante e serviçal, e em sua imitação do Senhor das Dores, ela é um retrato vivo do povo latino-americano."

.

3. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus compara o Reino de Deus a um tesouro escondido num campo ou à uma pérola de grandíssimo valor, em que, para ser adquirido, aqueles que o encontram teem que vender tudo o que possuem para poder compra-lo.

 

4. Com efeito, Santa Rosa de Lima se disfez dos valores temporais e das glórias deste mundo e entrou no Reino dos céus pela porta estreita da obediência aos santos mandamentos; por uma vida de oração e penitência; pelo serviço humilde aos desamparados, enfim, por uma vida de sacrifícios por amor a Cristo e à sua Santa Mãe.

 

5. Escutemos, então, esta exortação de Santa Catarina de Sena: "Embora por estradas diversas, todos correm pelas veredas da chama do teu amor. Não fosse assim, não estariam seguindo realmente o teu Filho. Uns vão pela estrada da penitência, arrimados na mortificação do próprio corpo. Outros praticam a humildade e se esforçam por destruir a vontade pessoal.

.

6. Outros caminham pela fé viva. Outros praticam a misericórdia. Outros, enfim, entregam-se inteiramente à prática da caridade para com o próximo, esquecidos de si mesmos.

.

7. Ao exercitar com esforço a capacidade natural, a alma se eleva à dimensão sobrenatural, na qual contempla a imensidão da tua bondade. Em tudo percebem a tua vontade, em todas as ações do próximo descobrem o teu querer. Elas compreenderam bem e assimilaram o ensinamento que deste: "Não julgues pela aparência." (Jo 7, 24).

.

8. Ó verdade eterna! Qual é teu ensinamento, que caminho indicas para irmos ao Pai? Não conheço outro, além daquele que construístes com virtudes reais e verdadeiras na chama do teu amor; a estrada, Verbo eterno, feita com teu sangue. Esse é o caminho."

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 23/08/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras