FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
16/01/2010 12h18
"SEGUE-ME"
João Paulo II
A partir da trad. Osservatore Romano
 
«Segue-Me»
 
Cada vocação é um acontecimento pessoal e original, mas é também um fato comunitário e eclesial. Ninguém é chamado a caminhar sozinho. Cada vocação é suscitada pelo Senhor como um dom para a comunidade cristã, que dele deve poder tirar benefício [...].
 
É, sobretudo a vós, os jovens, que eu gostaria de me dirigir: Cristo precisa de vós para realizar o Seu projeto de salvação! Cristo precisa da vossa juventude e do vosso entusiasmo generoso para anunciar o Evangelho! Respondei a este chamado com a dádiva da vossa vida a Deus e a vossos irmãos. Tende confiança em Cristo. Ele não vos desiludirá nos vossos desejos e projetos, mas enchê-los-á de sentido e de alegria. Ele disse: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida» (Jo 14, 6).
 
Abri com confiança o coração a Cristo! Deixai a Sua presença fortalecer-se em vós pela escuta quotidiana e cheia de adoração das Santas Escrituras, que constituem o livro da vida e das vocações cumpridas.
 
Paz e Bem!
 
         ©Evangelizo.org 2001-2009

Publicado por Frei Fernando Maria em 16/01/2010 às 12h18
 
15/01/2010 10h31
A CURA
São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, seguidamente Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja - Homilias soltas, Sobre o paralítico
 
«Vendo Jesus à fé daqueles homens»
 
Este paralítico tinha fé em Jesus Cristo. Prova disso é a maneira como foi apresentado a Cristo. Desceram-no pelo teto da casa. [...] Sabeis que os doentes estão num abatimento tão grande e de tão mau humor, que freqüentemente os bons cuidados que lhes são prestados os entristecem. [...] Mas este paralítico está contente por ser retirado do seu quarto e por ser visto publicamente, atravessando com a sua miséria as praças e as ruas. [...]
 
Este paralítico não sofre de amor-próprio. A multidão cerca a casa onde está o Salvador, todas as passagens estão fechadas, a entrada interditada. Pouco importa! Será introduzido pelo teto, está contente: o amor é tão hábil, a caridade tão engenhosa! «Quem procura, encontra; e ao que bate, hão de abrir» (Mt 7, 8).
 
Este paciente não perguntará aos amigos que o transportam: «O que vão fazer? Por quê tanta perturbação? Por que este ardor? Esperem que a casa fique vazia e que partam todos. Então poderemos apresentar-nos a Jesus quando estiver quase só...» Não, o paralítico não pensa nada de semelhante; é uma glória para ele haver um grande número de testemunhas da sua cura.
 
Paz e Bem!
 
         ©Evangelizo.org 2001-2009

Publicado por Frei Fernando Maria em 15/01/2010 às 10h31
 
13/01/2010 19h32
E ALI SE PÔS EM ORAÇÃO
Santo Agostinho (354-430), Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja
Carta a Proba sobre a prece, 8-9; CSEL 44, 56 ss. (a partir da trad. breviário)
 
«Jesus saiu; foi para um lugar solitário e ali Se pôs em oração»
 
Para que serve dispersarmo-nos em todas as direções e procurarmos o que devemos pedir na oração? Digamos antes com o salmo: «Uma só coisa peço ao Senhor, aquilo que procuro é habitar a casa do Senhor todos os dias da minha vida, para saborear a doçura do Senhor e frequentar o Seu templo» (Sl 26, 4). De fato, aí «todos os dias» não passam nascendo e desaparecendo, e um não começa quando o outro acaba; eles existem todos juntos, não têm fim, pois a própria vida, da qual são os dias, não tem fim.
 
Para obtermos esta vida feliz, Aquele que é em pessoa a verdadeira Vida ensinou-nos a rezar. Não com uma série de palavras, como se devêssemos ficar satisfeitos com a nossa conversa; de fato, como o próprio Senhor diz, nós rezamos Àquele que sabe do que necessitamos mesmo antes de Lho pedirmos (CF. Mt 6, 8). [...]
 
Ele sabe do que necessitamos mesmo antes do Lho pedirmos? Então porque nos exorta continuamente à oração? (cf.Lc 18, 1). Podemos admirar-nos com isso, mas devemos compreender que Deus nosso Senhor não quer ser informado dos nossos desejos, que não pode ignorar. Mas Ele quer que os nossos desejos sejam excitados pela oração, para que sejamos capazes de acolher aquilo que Ele se dispõe a dar-nos. Pois isso é muito grande, enquanto nós somos pequenos e de capacidade pobre!
 
É por isso que nos dizem: «Abri completamente os vossos corações» (2Cor 6, 13). É algo de muito grande [...]: e seremos tanto mais capazes de O receber, com quanto mais fé crermos, com quanto mais segurança esperarmos, com quanto mais ardor desejarmos. É portanto na fé, na esperança e no amor, pela continuação do desejo, que rezamos continuamente.
 
Paz e Bem!
 
         ©Evangelizo.org 2001-2009

Publicado por Frei Fernando Maria em 13/01/2010 às 19h32
 
11/01/2010 17h41
O REINO DE DEUS
Cardeal Joseph Ratzinger [Papa Bento XVI]
Vom Sinn des Christseins (a partir da trad. Un seul Seigneur, Mame 1971, p. 18)
 
«O Reino de Deus está próximo»
 
Temos de nos interrogar sobre a verdadeira mensagem de Cristo: o que foi que Ele anunciou exatamente? O que foi que trouxe aos homens? Recordaremos que São Marcos resume a mensagem de Cristo numa simples frase: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
 
«Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo». Temos de ver, por detrás destas palavras, toda a história de Israel, esse pequeno povo que foi brinquedo das grandes potências deste mundo. Um povo que tinha experimentado, por assim dizer, a mão de todos os impérios que se sucederam neste setor da história; que sabia até que ponto o poder humano - nomeadamente o seu próprio poder - era incapaz de alcançar a salvação; que sabia muito bem que todos os governos humanos agem de forma humana, ou seja, de forma freqüentemente medíocre e discutível.
 
No meio desta experiência de uma história cheia de traições, de submissão, de injustiça, Israel tinha aspirado ardentemente a um reino cujo rei fosse mais do que um homem, fosse o próprio Deus, o verdadeiro Senhor do mundo e da história. Só o reino Daquele que é a Verdade e a Justiça seria capaz de trazer aos homens a salvação e o direito. E eis que o Senhor vem responder a esta secular expectativa, proclamando: completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. [...]
 
Apercebendo-se rapidamente do hiato existente entre esta expectativa e a correspondente realização, a teologia cristã começou, com o passar do tempo, a transformar o Reino de Deus num reino do céu, situado no além. A salvação dos homens foi transformada em salvação das almas, que terá lugar, também ela, no além, depois da morte.
 
Mas esta resposta é inadequada. Porque a grandeza da mensagem de Cristo reside precisamente no fato de Ele não ter falado apenas das almas do além, mas Se ter dirigido a todo o homem, com a sua corporalidade, a sua inserção na história e na comunidade humana, tendo prometido o Reino de Deus ao homem vivo, ao homem de carne e osso que vive no meio dos outros homens, empenhados nesta mesma história.
 
Paz e Bem!
 
                ©Evangelizo.org 2001-2009


Publicado por Frei Fernando Maria em 11/01/2010 às 17h41
 
10/01/2010 09h43
SEDE "COMO FONTES DE LUZ NO MUNDO" (Fil 2,15)
São Gregório de Nazianzo (330-390), bispo e Doutor da Igreja
Homilia 39, para a festa das Luzes; PG 36, 349 (a partir da trad. bréviaire)

«Então o céu rasgou-se»

Cristo é iluminado pelo batismo, resplandeçamos com Ele; Ele é mergulhado na água, desçamos com Ele para emergir com Ele. [...] João está a batizar e Jesus aproxima-Se: talvez para santificar aquele que O vai batizar; certamente para sepultar o velho Adão no fundo da água. Mas, antes disso e com vista a isso, Ele santifica o Jordão. E, como Ele é espírito e carne, quer poder iniciar pela água e pelo Espírito. [...]

Eis Jesus que emerge da água. Com efeito, Ele carrega o mundo; fá-lo subir conSigo. «Ele vê os céus rasgarem-se e abrirem-se» (Mc 1,10), ao passo que Adão os tinha fechado, para si e para a sua descendência, quando foi expulso do paraíso que a espada de fogo defendia.

Então o Espírito revela a Sua divindade, pois dirige-Se para Aquele que tem a mesma natureza. Uma voz desce do céu para dar testemunho Daquele que do céu vinha; e, sob a aparência de uma pomba, honra o corpo, pois Deus, ao mostrar-Se sob uma aparência corpórea, diviniza igualmente o corpo. Foi assim que, muitos séculos antes, uma pomba veio anunciar a boa nova do fim do Dilúvio (Gn 8,11). [...]

Quanto a nós, honremos hoje o baptismo de Cristo e celebremos esta festa de um modo irrepreensível. [...] Sede inteiramente purificados e purificai-vos sempre. Pois nada dá tanta alegria a Deus como a recuperação e a salvação do homem: é para isso que tendem todas estas palavras e todo este mistério.

Sede «como fontes de luz no mundo» (cf. Fil 2,15), uma força vital para os outros homens. Como luzes perfeitas secundando a grande Luz, iniciai-vos na vida de luz que está no céu; sede iluminados com mais claridade e brilho pela Santíssima Trindade.

Paz e Bem!

    ©Evangelizo.org 2001-2009

Publicado por Frei Fernando Maria em 10/01/2010 às 09h43



Página 110 de 197 « 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras