16/04/2010 10h43
EU SOU O PÃO DA VIDA
João Paulo II, Papa entre 1978 e 2005 Carta apostólica «Mane nobiscum domine», §§ 15-16 (© copyright Libreria Editrice Vaticana) «Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os» Não há dúvida de que a dimensão mais saliente da Eucaristia é a de banquete. A Eucaristia nasceu, na noite de Quinta-feira Santa, no contexto da ceia pascal. Traz, por conseguinte, inscrito na sua estrutura, o sentido da comensalidade: «Tomai, comei [...]. Tomou, em seguida, um cálice e [...] entregou-lho dizendo: Bebei dele todos» (Mt 26, 26.27). Este aspecto exprime bem a relação de comunhão que Deus quer estabelecer conosco e que nós mesmos devemos fazer crescer uns com os outros. Todavia, não se pode esquecer que o banquete eucarístico tem também um sentido primária e profundamente sacrificial. Nele, Cristo torna presente para nós o sacrifício realizado de uma vez por todas no Gólgota. Embora aí presente como ressuscitado, Ele traz os sinais da Sua paixão, da qual cada Santa Missa é «memorial», como a liturgia nos recorda com a aclamação depois da consagração: «Anunciamos, Senhor, a Vossa morte, proclamamos a Vossa ressurreição». Ao mesmo tempo que atualiza o passado, a Eucaristia projeta-nos para o futuro da última vinda de Cristo, no final da história. Este aspecto escatológico dá ao sacramento eucarístico um dinamismo cativante, que imprime ao caminho cristão o passo da esperança. Todas estas dimensões da Eucaristia se encontram num aspecto que, mais do que qualquer outro, põe à prova a nossa fé: é o mistério da presença «real». Com toda a tradição da Igreja, acreditamos que, sob as espécies eucarísticas, está realmente presente Jesus. Uma presença — como eficazmente explicou o Papa Paulo VI — que se diz «real», não por exclusão, como se as outras formas de presença não fossem reais, mas por antonomásia, enquanto por ela Se torna substancialmente presente Cristo completo, na realidade do Seu corpo e do Seu sangue. Por isso, a fé pede-nos para estarmos diante da Eucaristia com a consciência de que estamos na presença do próprio Cristo. É precisamente a Sua presença que dá às outras dimensões — de banquete, memorial da Páscoa, antecipação escatológica — um significado que ultrapassa, e muito, o de puro simbolismo. A Eucaristia é mistério de presença, mediante o qual se realiza, de modo excelso, a promessa que Jesus fez de ficar conosco até ao fim do mundo (Mt 28, 20). Paz e Bem! ©Evangelizo.org 2001-2010 Publicado por Frei Fernando Maria em 16/04/2010 às 10h43
14/04/2010 10h48
VIR À LUZ
Santo Gregório Nazianzo (330-390), bispo e Doutor da Igreja
Hino 32; PG 37, 511-512 Vir à luz Nós Te bem dizemos, Pai da Luz, Cristo, Verbo de Deus, Esplendor do Pai, Luz da Luz, e fonte de Luz, Espírito de fogo, sopro do Filho e do Pai Trindade Santa, Luz indivisa, Tu dissipaste as trevas para criar Um mundo luminoso, de ordem e beleza, Feito à Tua semelhança. De razão e de sabedoria iluminaste o homem, Iluminaste-o com o selo da Tua Imagem, De modo que, na Tua luz, veja a luz (Sl 36,10), E todo ele se torne luz. Fizeste brilhar no céu inúmeras estrelas, Ordenaste ao dia e à noite que se entendessem e partilhassem o tempo Alternadamente, pacificamente. A noite põe termo ao trabalho do corpo cansado, O dia chama às obras que Te agradam, Ensina-nos a fugir das trevas, a apressar-nos Para esse dia que não terá ocaso. Paz e Bem! ©Evangelizo.org 2001-2010 Publicado por Frei Fernando Maria em 14/04/2010 às 10h48
13/04/2010 07h12
SIM, TU MESMO ESPÍRITO SANTO, VIDA ETERNA
Santa Teresa Benedita da Cruz [Edith Stein] (1891-1942), carmelita, mártir, co-padroeira da Europa - Poesia Pentecostes 1942 (a partir da trad. Malgré la nuit, Ad solem 2002, p. 121)
«Não sabes de onde vem nem para onde vai» Quem és, suave luz que me sacias E que iluminas as trevas do meu coração? Guias-me como a mão de uma mãe, e se me soltasses não mais poderia dar um só passo. És o espaço que envolve o meu ser e me protege. Longe de Ti, naufragaria no abismo do nada de onde me tiraste para me criar para a luz. Tu, mais próximo de mim do que eu própria, mais intimo do que as profundezas da minha alma, e contudo incompreensível e inefável, para além de qualquer nome, Espírito Santo, Amor Eterno! Não és Tu o doce maná que do coração do Filho transborda para o meu, o alimento dos anjos e dos bem-aventurados? Aquele que Se elevou da morte à vida também me despertou do sono da morte para uma vida nova. E, dia após dia, continua a dar-me uma nova vida, de que um dia a plenitude me inundará por completo, vida procedente da Tua vida, sim, Tu mesmo, Espírito Santo, Vida Eterna! Paz e Bem! ©Evangelizo.org 2001-2010 Publicado por Frei Fernando Maria em 13/04/2010 às 07h12
11/04/2010 12h15
RECEBEI O ESPÍRITO SANTO
Gregório de Narek (c. 944-c. 1010), monge e poeta arménio
Livro das orações, nº 33 (a partir da trad. SC 78, p. 206) «Recebei o Espírito Santo» Onipotente, Benfeitor, Amigo dos homens, Deus de todos, Criador dos seres visíveis e invisíveis, Tu que salvas e fortaleces, Tu que curas e pacificas, Espírito poderoso do Pai [...], Tu participas no mesmo trono e na mesma glória, e na ação criadora do Pai [...]. Por meio de Ti nos foi revelada a Trindade das Pessoas, na unidade da natureza da Divindade; e Tu és uma destas Pessoas, Tu, o Incompreensível. [...] Moisés Te proclamou Espírito de Deus (Gn 1, 2): a Ti, que planavas sobre as águas, com proteção envolvente, temível e cheia de solicitude; Tu abriste as asas como sinal de auxílio compadecido aos recém-nascidos, revelando-nos assim o mistério da fonte batismal. [...] Tu criaste, ó Onipotente, enquanto Senhor, todas as naturezas de tudo quanto existe, todos os seres a partir do nada. Por Ti se renovam pela ressurreição todos os seres por Ti criados, nesse momento que é o último dia da vida nesta terra e o primeiro dia da vida na Terra dos Vivos. Aquele que tem a mesma natureza que Tu, Aquele que é consubstancial ao Pai, o Filho Unigênito, obedeceu-Te, na nossa natureza, como a Seu Pai, unindo a Sua vontade à Tua. Ele Te anunciou como Deus verdadeiro, igual e consubstancial a Seu Pai omnipotente [...] e calou aqueles que a Ti resistiam, esses que combatiam Deus (cf Mt 12, 28), perdoando embora àqueles que se Lhe opunham. Ele é o Justo e o Imaculado, o Salvador de todos, que foi entregue por causa dos nossos pecados, e que ressuscitou para nossa justificação (Rom 4, 25). A Ele a glória por Ti, e a Ti o louvor pelo Pai omnipotente, pelos séculos dos séculos. Amém. Paz e Bem! ©Evangelizo.org 2001-2010 Publicado por Frei Fernando Maria em 11/04/2010 às 12h15
10/04/2010 09h09
INSTRUÍDOS NA FÉ...
São João da Cruz (1542-1591), Carmelita, Doutor da Igreja A Subida ao Carmelo 3,31 (a partir da trad. OC, Cerf 1990, p. 869 rev.) «Censurou-lhes a incredulidade» Quando há abundância de sinais e de testemunhos, é menos meritório acreditar. [...] É por isso que Deus só realiza obras maravilhosas quando elas são absolutamente necessárias para a fé dos homens. Por este motivo, e a fim de que os Seus discípulos não fossem privados do mérito da fé por terem tido experiência direta da Sua ressurreição, antes de lhes aparecer, dispôs as coisas de modo a que eles acreditassem sem O terem visto. A Maria Madalena, começou por lhe mostrar o túmulo vazio; em seguida, instruiu-a por meio dos anjos, porque «a fé vem da pregação», como diz São Paulo (Rom 10, 17). O Senhor queria que ela cresse ouvindo e antes de ver; e, quando O viu, foi sob a aparência de um jardineiro, a fim de completar a sua instrução na fé. Aos discípulos, começou por lhes enviar as santas mulheres, que lhes disseram que Ele tinha ressuscitado. Aos peregrinos de Emaús, começou por inflamar o coração na fé, antes de Se lhes revelar. Por fim, repreendeu os discípulos por não terem acreditado. E a Tomé, que tinha querido tocar-Lhe nas chagas, disse: «Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam!» (Jo 20, 29). Paz e Bem! ©Evangelizo.org 2001-2010 Publicado por Frei Fernando Maria em 10/04/2010 às 09h09
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