FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
01/07/2011 11h49
ASSIM NOS CHAMA O SENHOR

 

ASSIM NOS CHAMA O SENHOR

São Siluane Atonita (1866-1938), monge ortodoxo, santo das Igrejas Ortodoxas - Escritos

«Vinde a Mim, todos»

Se os homens soubessem o que é o amor do Senhor, acorreriam a Cristo em multidão, e todos seriam reconfortados com a Sua graça: a Sua misericórdia é inexprimível.

O Senhor ama o pecador arrependido e aperta-o contra o peito com ternura: «Meu filho, onde estavas? Há muito que te espero.» O Senhor chama a Si todos os homens com a voz do Evangelho, e essa voz ressoa pelo mundo inteiro.

«Vinde a Mim, todos vós que sofreis, e encontrareis descanso; vinde e bebei da água viva, vinde e compreendei que vos amo; se não vos amasse, não vos chamaria; mas não posso tolerar que uma só das Minhas ovelhas se perca; mesmo por uma só, o Pastor vai de montanha em montanha procurá-la por todo o lado; vinde a mim, ovelhinhas, fui Eu quem vos criei, Eu amo-vos.

Foi o Meu amor por vós que Me fez descer à terra e foi pela vossa salvação que tudo suportei. Oxalá conhecêsseis o Meu amor e pudésseis dizer como os Apóstolos no Tabor: "Senhor, é bom estarmos aqui" (Mt 17,4)».

Assim nos chama o Senhor, sem parar. «Vinde a Mim e encontrareis descanso...», Ele que nos alimenta com o Seu corpo puríssimo e com o Seu sangue, Ele que, cheio de bondade, nos educa pela Sua palavra e pelo Espírito Santo, Ele que nos revelou os Mistérios e vive em nós e nos sacramentos da Igreja, Ele que nos conduzirá aonde veremos a Sua glória.

Paz e Bem!

         ©Evangelizo.org 2001-2010


Publicado por Frei Fernando Maria em 01/07/2011 às 11h49
 
28/06/2011 09h02
O ABISMO INFINITO ENTRE O PODER DIVINO E O HUMANO

 

O ABISMO INFINITO ENTRE O PODER DIVINO E O HUMANO

Carta a Diogneto (200?) - §7, 1-4; PG 2, 1174-1175; SC 33 bis (trad. de J. L. Cordeiro, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2004)

«Quem é Este, a quem até o vento e o mar obedecem?»

Aos cristãos, o que lhes foi transmitido não tem origem terrestre (Cf. Gal 1,12) e o que eles fazem questão de conservar com tanto cuidado não é invenção dum mortal [...] mas foi o próprio Deus invisível, verdadeiro Senhor e Criador de tudo, que do alto dos céus colocou a Verdade no meio dos homens (Cf. Jo 14,6), o Seu Verbo santo e incompreensível, e O estabeleceu firmemente em seus corações.

Não realizou tudo isto, como alguém poderia imaginá-lo, enviando aos homens algum subordinado, Anjo ou espírito de entre os que governam as coisas terrenas ou têm a seu cargo o cuidado das coisas celestes (Cf. Ef 1,21), mas o próprio Autor e Criador do universo (Cf. Heb 11,10). Por Seu intermédio criou os céus e encerrou o mar nos seus limites (SCf. l 104/103,9; Pr 8,29).

Todos os elementos obedecem com fidelidade às Suas leis misteriosas: o Sol, ao seguir a medida do curso dos dias; a Lua, brilhando durante a noite; os astros, acompanhando o percurso da Lua. Por Ele todas as coisas foram feitas, definidas e hierarquizadas: os céus e o que neles existe, a terra e o que ela contém, o mar e o que nele se encontra, o fogo, o ar, o abismo, os seres que existem nas alturas, nas profundidades e no espaço intermédio. Foi Ele que Deus enviou aos homens.

Não foi de modo nenhum para exercer tirania ou incutir terror e assombro, como alguém poderia pensar, que Deus O enviou, mas com bondade e doçura. Como um Rei que enviasse o seu filho rei (Mt 21,37), assim Deus O enviou como Deus. Enviou-O como Homem ao meio dos homens. Enviou-O para os salvar pela persuasão e não pela força, porque em Deus não há violência.

“Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém”. (Rom 11,33-36).

Paz e Bem!

         ©Evangelizo.org 2001-2010


Publicado por Frei Fernando Maria em 28/06/2011 às 09h02
 
22/06/2011 06h55
SÓ A VERDADE PERMANECE

 

SÓ A VERDADE PERMANECE

Reflexão - Mt 7, 15-20

Existem profetas que falam o que as pessoas gostam de ouvir e existem profetas que falam o que deve ser dito. O falso profeta é aquele que fala o que a pessoa gosta de ouvir, de modo que ela não muda de vida e não produz fruto algum, vive uma espiritualidade estéril; ele vive de acordo com a situação porque esta lhe é favorável e satisfaz seus interesses.

O verdadeiro profeta fala o que a pessoa precisa ouvir para converter-se, mudar de vida e produzir frutos que permaneçam, ele não aceita a situação atual, marcada pelos privilégios e pecados e quer que ela mude, porque o seu interesse é que o Reino de Deus aconteça na história dos homens.

Paz e Bem!

Fonte: http://goo.gl/KEhx


Publicado por Frei Fernando Maria em 22/06/2011 às 06h55
 
21/06/2011 07h25
"APERTADO É O CAMINHO QUE CONDUZ À VIDA"

 

“APERTADO É O CAMINHO QUE CONDUZ À VIDA”

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo - Homilias sobre o Êxodo, nº 5, 3; SC 321

«Apertado é o caminho que conduz à vida»

Vejamos o que Deus disse a Moisés, que ordem lhe deu sobre o caminho a escolher [...]. Pensavas talvez que o caminho que Deus mostra é um caminho fácil, que não tem absolutamente nada de difícil ou de penoso; pelo contrário, trata-se de uma subida, e bem tortuosa. Porque esse caminho por onde chegamos às virtudes não é um caminho a descer, mas a subir, e é uma subida íngreme e difícil. Escuta ainda o Senhor no Evangelho: «Quão apertado é o caminho que conduz à vida!» Vês, portanto, como o Evangelho está em harmonia com a Lei. [...] Na verdade, até os cegos conseguem vê-lo claramente: um só Espírito escreveu a Lei e o Evangelho.

O caminho por onde vamos é portanto uma tortuosa subida [...]; os atos e a fé comportam muitas dificuldades, muitas tribulações. Pois são imensas as tentações e os obstáculos que se opõem àqueles que querem agir segundo Deus. Depois, na fé, encontramos muitas coisas tortuosas, muitos pontos de discussão, muitas objecções heréticas. [...] Escuta o que disse o Faraó ao ver o caminho que Moisés e os israelitas tinham tomado: «Andam perdidos na terra.» (Ex 14,3). Para o Faraó, aqueles que seguem a Deus perdem-se. É que, como dissemos, o caminho da sabedoria é tortuoso, com muitas curvas, muitos desvios.

Assim, confessar que há um Deus único, e afirmar na mesma confissão que o Pai, o Filho e o Santo Espírito são um só Deus, quão tortuoso, quão difícil e inextricável parecerá aos infiéis! Acrescentar ainda que «o Senhor da glória» foi crucificado (Cf. 1 Cor 2,8), e que Ele é o Filho do homem «que desceu do Céu» (Cf. Jo 3,13), quão tortuoso e difícil parecerá, também! Quem sem fé isto ouve, dirá: «Andam perdidos na terra». Mas tu, sê firme, não ponhas em dúvida uma tal fé, sabendo que Deus te mostra esse caminho da fé.

Paz e Bem!

         ©Evangelizo.org 2001-2010


Publicado por Frei Fernando Maria em 21/06/2011 às 07h25
 
20/06/2011 08h56
ORAÇÃO, AÇÃO, AMOR

 

ORAÇÃO, AÇÃO, AMOR

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade - A Simple Path

«Não julgueis, para não serdes julgados»

O amor não é amor se não for partilhado. Ele deve traduzir-se pela ação. Deveis amar sem nada esperardes em troca, agir só por amor e não pelos benefícios que podereis colher. Se esperais qualquer coisa em troca, não amais verdadeiramente, porque o amor verdadeiro ama sem condições nem ponderações.

Se surgir uma nova necessidade, Deus guiar-vos-á, como guiou os que entre nós servem os doentes com aids. Não julgamos esses doentes, cuidamos deles sem nos perguntarmos o que lhes aconteceu, nem como ficaram doentes. Creio que Deus nos transmite uma mensagem insistente a propósito da aids: Ele quer que não vejamos outra coisa a não ser a ocasião de manifestar o nosso amor. Os doentes com aids talvez tenham despertado um amor muito terno em muitos daqueles que os tinham expulsado das suas vidas.

Paz e Bem!

         ©Evangelizo.org 2001-2010

 


Publicado por Frei Fernando Maria em 20/06/2011 às 08h56



Página 68 de 197 « 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras