FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
16/10/2006 17h47
"ORAI E VIGIAI..."
A vigilância espiritual é o meio pelo qual detectamos as vias da tentação em nós e combatemos pela oração o pecado que quer nos derrubar dos bons propósitos. Quando Jesus nos ensina: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mt 26,41) Ele quer dizer que estamos em meio a uma batalha contra nós mesmos. São Francisco também nos ensina o seguinte: "O pior inimigo do homem é ele mesmo; vence-te a ti mesmo e vencerás todos os inimigos, visíveis e invisíveis."

“Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados.” (Tg 1,13-16).

“Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai das luzes, no qual não há mudança, nem mesmo aparência de instabilidade. Por sua vontade é que nos gerou pela palavra da verdade, a fim de que sejamos como que as primícias das suas criaturas.” (Tg 1,17-18)

Constantemente somos alvos de nossas próprias armadilhas e nos desculpamos a nós mesmos dos nossos erros e pecados, quando pensamos: "Vou me arriscar se pecar procuro um sacerdote e confesso". O fato é que uma vez o pecado praticado, deixa sua terrível marca, manchando nossa alma e nossa dignidade de filhos e filhas de Deus, nos levando para a infelicidade e o vazio existencial, nos afastando totalmente da piedade e da paz interior.

Ora, não basta sabermos tudo isso "de cor", precisamos praticar a fim de que essa verdade se torne realidade concreta em nossa vida. Assim estaremos na comunhão e na paz do Senhor.


Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 16/10/2006 às 17h47
 
14/10/2006 22h34
VALORES E VALORES...
Medito hoje sobre os valores da vida que são de dois tipos: os valores temporais e os valores eternos...Os valores temporais estão ao nosso alcance; enquanto os valores eternos são inatos, isto é, nascem conosco. Os valores temporais sem os valores eternos, perdem sua importância e se tornam prisões do humano que se apega a eles. Já os valores eternos são fonte de libertação integral do ser humano que os possui por graça de Deus.

Assim, temos como valores temporais os bens que nos cercam e por valores eternos as virtudes da alma, ou seja, o amor, a verdade, a fé, a esperança, a humildade, a justiça, a temperança, que resulta na paz e na alegria de viver a nossa liberdade em Deus...
O homem preso pelo apego aos bens materiais, torna-se profundamente egoísta, ganancioso, invejoso, corrupto, malicioso, mentiroso, caluniador, perverso, etc...O fim desses vícios é a morte da alma, cansada pelo stress, pela insegurança e o medo de perdas...

"Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições". (1Tm 6,10)

"Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão". (1Tm 6,11)

"Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas". (1Tm 6,12)

Quem vive a dimensão da fé que leva ao amor, recebe em si a graça santificante capaz de torna-lo transparente e apto para o reino dos céus...

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 14/10/2006 às 22h34
 
14/10/2006 08h03
BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR
Viver neste mundo em vista do Reino dos céus, eis o que deve ser nosso maior objetivo na vida. Sim, porque somos uma palavra de Deus realizada em meio a essa nossa naturalidade, mas com um toque clássico de eternidade representada pela nossa alma, única como a própria Palavra de Deus.

Jesus mesmo nos dar esse ensinamento: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo". (Mt 6,33)

Ora, para Jesus buscar o Reino de Deus é o mesmo que fazer a vontade do Pai:"Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou". (Jo 6,38)

E ainda acrescenta:"Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". (Mt 7,21)

Portanto, somos no tempo para a eternidade em união com Aquele que fez a vontade de Deus plenamente. Então, somos mais que felizes porque o Reino de Deus já está no meio de nós.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 14/10/2006 às 08h03
 
13/10/2006 08h55
A REALIDADE VIVIDA NA FÉ...
São gestos do coração, aqueles que em oração, fazem prevalecer o poder da fé, o poder do amor vencendo toda a dor sem culpa alguma.

Viver a realidade serenamente é viver internamente olhando o mundo com o olhar do Senhor; olhar misericordioso onde a compaixão não deixa o mal vencer nem prevalecer a injustiça que quer reinar sobre cada um de nós.

Bem-aventurados são aquele(a)s que no esforço da fé, se depositam nas mãos de Deus na certeza de que Ele governa sabiamente todas as coisas e tudo dispõe a nosso favor.

"Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena.
Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai por terra sem a vontade de vosso Pai. Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós." (Mt 10,27-31)

"Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus.
Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus." (Mt 10,32-33).

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 13/10/2006 às 08h55
 
12/10/2006 12h09
HOJE É DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
A Virgem Maria é e sempre será a primeira e única a passar pela experiência mais que direta com o sagrado, uma vez que concebeu, sem o incurso humano, Jesus, o Filho de Deus Altíssimo por obra e graça do Espírito Santo.

Ora, isso é mistério e no mistério vemos o resultado, mas não conhecemos a essência do mesmo. Jesus foi gerado pelo sim onipresente de sua Mãe. A isto chamamos de TEOFANIA, ou seja, uma ação direta de Deus, como um Sacramento divino, fazendo acontecer toda a sua vontade no seio virginal de Maria.

Comtemplar esse Mistério de Amor é vivenciar pelo Espírito Santo o momento mais sublime de toda a criação, a vinda do Filho de Deus entre nós, em nossa carne, para nos redimir do pecado e de todo o mal, inclusive a morte.

Hoje é dia de nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, peçamos à Satíssima Virgem, que ilumine a vida do nosso povo brasileiro para que possa fazer em tudo a vontade do Pai como ela fez, e assim vivermos em paz e felizes.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 12/10/2006 às 12h09



Página 192 de 197 « 191 192 193 194 195 196 197 «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras