![]() 13/11/2006 01h14
CUIDANDO DO CORAÇÃO
O melhor caminho para a eternidade é a estrada das virtudes do Espírito Santo em nós. Quem vive se exercitando no amor, cresce abundantemente nessa virtude eterna; de igual modo, quem cultiva a paz, a verdade, o perdão, a bondade e a justiça colherá frutos de comunhão com Senhor de toda eternidade.
Além do mais temos que cuidar do nosso coração, isto é, de nossa alma de uma forma toda especial: a vigilância. Eis o que nos ensina o Livro de Provérbios: "Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida". (Pr 4,23) "O coração é, na Bíblia, considerado como sede da inteligência, dos desejos, dos pensamentos, da vontade, da consciência". "Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos". (Fl 4,8) "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito". (Rm 12,2) "Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus". (Fl 4,6-7) Paz e Bem! Publicado por Frei Fernando Maria em 13/11/2006 às 01h14
11/11/2006 23h01
ENQUANTO TEMOS TEMPO
A vida é um dom de Deus, portanto, não somos donos dela, mas portadores desse dom para vivermos em conformidade com a sua vontade.
Como será a nossa eternidade? Dependo do que estamos fazendo com o dom da vida. Se cultivarmos o amor, o perdão, a misericórdia, certamente haveremos de ter uma eternidade na mesma extenção cultivada aqui no tempo. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna". (Gl 6,7-8) "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos". (Gl 6,9) Paz e Bem! Publicado por Frei Fernando Maria em 11/11/2006 às 23h01
11/11/2006 00h40
O MISTÉRIO DO SENHOR
Viver a imensidão do amor é viver em comunhão com Deus que é Amor. A felicidade humana consite nessa verdade anunciada por São João:"Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor".(1Jo 4,16.8)
Ora, muitos nesse mundo vivem a cultura da morte e por isso mesmo sofrem suas consequências; porque quem planta colhe. Fomos criados por Deus para a sua glória, aqui, somos testemunhas do seu amor cultivado em cada oração, em cada momento de angustia vivido por amor a Cristo e por seu testemuno de amor. A esse respeito assim nos exorta São Pedro: "Com efeito, é coisa agradável a Deus sofrer contrariedades e padecer injustamente, por motivo de consciência para com Deus. Que mérito teria alguém se suportasse pacientemente os açoites por ter praticado o mal? Ao contrário, se é por ter feito o bem que sois maltratados, e se o suportardes pacientemente, isto é coisa agradável aos olhos de Deus".(1Pd 2,19-20) A vida por ser dom de Deus tem seu sentido último no Mistério do Seu amor: "Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é". (1Jo 3,2) Paz e Bem! Publicado por Frei Fernando Maria em 11/11/2006 às 00h40
09/11/2006 23h05
OBEDECER A DEUS EM TUDO
A Verdade e o amor se encontrarão, a justiça olhará dos altos céus e a paz reinará em todos os corações, quando nós os filhos e filhas de Deus obedecermos em tudo à Vontade do Senhor de nossa vida.
Com efeito, todos nós somos templos do Espírito Santo, lugar sagrado onde Deus habita, pois somos batizados, mas parece que o mundo ainda não despertou para isso e muitos vivem como objetos que se vendem e se compram como se fossémos nada de fato. A esse repeito escreveu São Cesário de Arles:”E já que Cristo, quando veio, expulsou o diabo de nosso corações para preparar um templo para si, quanto pudermos, esforcemo-nos com seu auxílio para que em nós não sofra injúria por ossas más obras. Como disse, antes que Cristo nos redimisse, éramos casa do diabo, depois foi-nos dado ser casa de Deus. Deus se dignou fazer de nós sua casa”. Paz e Bem! Publicado por Frei Fernando Maria em 09/11/2006 às 23h05
08/11/2006 23h59
É A VIDA DE MINHA ALMA
A morte é um divisor que define a razão de ser do humano, ela não é o fim último de todas as coisas, mas o grande despontar da eternidade, da plenitude da vida, porque em Cristo Jesus, ressuscitaremos para a glória do seu Reino de amor, desde que vivamos neste mundo segundo à Vontade o Pai.
"Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra, porque a justiça é imortal". (Sab 1,12-15) "Mas, (a morte), os ímpios a chamam com o gesto e a voz. Crendo-a amiga, consomem-se de desejos, e fazem aliança com ela; de fato, eles merecem ser sua presa". (Sab 1,16). Bem-aventurados os filhos e as filhas de Deus que vivem em comunhão com o beneplácito do Senhor, jamais conhecerão a morte eterna, para estes a verdadeira vida começa com a páscoa eterna que um dia gozarão. Paz e Bem! Publicado por Frei Fernando Maria em 08/11/2006 às 23h59
|