FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
17/05/2007 22h56
O QUE É ORAÇÃO?
O que é oração? Não é pedido ou supressão de necessidades. Antes, ela é verdade que se estabelece no mais íntimo de nossa alma, que sedenta da sabedoria e do amor de Deus, busca Nele, seu Único Tudo, a satisfação perene que tanto almeja.

Oração é ainda, comunhão profunda, interação, intimidade, amor, doação, relação mútua do humano limitado com o Divino sem limites. É exercício espiritual que nos eleva da terra ao céu, fazendo com que nossas palavras sejam escutadas além da atmosfera que nos rodeia.

A oração tem suas dimensões. Ela é meditação ou penetração nos desígnios de Deus a nosso respeito; princípio de sabedoria e repouso seguro. Ela é escuta perseverante ou contemplação, visão mais que privilegiada das coisas eternas, geradoras do gozo celestial. Essa é a mais sublime forma de oração.

Destarte, ela é louvor, adoração, ação de graças, êxtase de amor; ela é canção cantada com a sonoridade dos anjos. Enfim, ela é pura alegria; verdadeiro encontro e permanência em Deus.

Quem reza assim, sabe o que é oração e quais são os seus efeitos na alma.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 17/05/2007 às 22h56
 
17/05/2007 05h56
REGOZIJAR-SE EM MEIO A DOR...
O cristão é aquele(a) que sabe por onde vai e para onde vai porque segue a Cristo. Os valores que cultiva são os valores do Reino dos Céus, porque este é o destino que o espera por viver em Cristo e de Cristo. Por isso, faz uma antecipação do Reino vivendo em conformidade com seus valores.

É próprio dos filhos e filhas de Deus a marca da perseverança em meio às tribulações e desafios de sua fé, porque sabem que Deus não permite que sejamos tentados acima de nossas forças naturais e com as tentações nos dará as graças necessárias para nos atermos seguros e confiantes Nele.

As coisas que diz respeito ao Reino de Deus supera em muito aquilo que o mundo e suas concupiscências nos oferece. É por isso que, quem vive para este mundo mesmo não sendo deste mundo, perde o sentido da vida, deixa de ser testemunha da ressurreição e passa a viver sob o jugo do pecado e da morte que ele gera.

Quem carrega a sua cruz seguindo Cristo e permanece fiel e justo sem murmuração alguma, encontra em Cristo as forças necessárias que o fará sorrir e regozijar-se em meio a dor do calvário que nos leva à ressurreição dos mortos.

Ninguém é santo por si mesmo porque é de Cristo que brota toda santidade como fonte a jorrar no deserto deste mundo saciando nossa sede de salvação.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 17/05/2007 às 05h56
 
16/05/2007 13h56
QUE VENHA O CÉU, QUE DESPONTE O ETERNO...
Quero viver o amor com toda intensidade que eu o possa ter, não importa a minha pequenez, dor ou fadiga; importa que esse amor seja o tudo que me faz viver em Deus e para Deus que é o Amor Maior, isto é, o Amor que jamais passará.

Uma vez que o Senhor nos revelou seu coração, suas intenções e propósitos, só nos resta uma saída, ser o que somos aos Seus olhos e nada mais. Amá-LO com todas as forças de nossa natureza e fundamentarmos nossa existência no Alicerce da Vida Eterna que é Cristo e vivermos Nele os dias que nos resta deste tempo de graça e salvação que nos é dado, eis a razão de ser da nossa fé.

Isto se dá porque carregamos o Seu Espírito Santo em nós, somos seus templos vivos, lugares sagrados onde o Senhor faz morada. E que brilhe a sua ressurreição testemunhada pela entrega de nossas vidas aos seus desígnios de amor até que chegue a perfeição tão esperada onde nada nos faltará, pois, o Senhor mesmo será tudo em todos para a nossa completa satisfação e alegria.

Que venha o céu, que desponte o eterno, até que sejamos arrebatados deste mundo que, por falta de amor e obediência a Deus, vive em desarmonia e mergulhado na dor.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 16/05/2007 às 13h56
 
15/05/2007 10h31
A NOVA CRIAÇÃO
A nossa união com Cristo Jesus é a razão de ser da eternidade em nós. S. Paulo afirma: "Quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito". (1Cor 6,17) A realização dessa união se dá por meio do batismo e da Eucaristia; nestes sacramentos o Pai nos vê em Seu Filho e Nele nos diviniza, tornando-nos seus filhos eternos.

Esse é um dos grandes mistérios da nova criação, operada por Cristo, que sacrificado no patíbulo da cruz, fez germinar a semente do amor verdadeiro. E todo aquele que ama como o Senhor nos ensina, tornar-se semelhança Dele no mundo. É por isso que ostentamos a Palavra da vida, porque somos uma palavra de Deus realizada e resgatada para o dia da ressurreição.

Vivemos na fronteira do tempo com a eternidade; somos um povo escatológico porque em Cristo, somos mais que aparentamos ser e tudo isso depende do viver Nele, porque sem Ele nada podemos fazer. Por isso, é Nele que vivemos, nos movemos e somos porque só Ele é a nossa única felicidade.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 15/05/2007 às 10h31
 
14/05/2007 11h00
O TEMPO...
Perfeito é o tempo que damos à Deus e àquilo que diz respeito ao Reino dos Céus; porque é tempo único e precioso, transformado pela graça do Senhor em eternidade. Perdido é o tempo gasto com as futilidades deste mundo; esse, quando não recuperado por nós, torna-se tédio, preguiça, vazio, tolice.

Viver o tempo e no tempo como uma dádiva de Deus é saber dizer sim ao plano da salvação, é correr veloz em nossa naturalidade rumo ao infinito que nos espera, a vida eterna; é voltarmos ao aconchego do Pai de nossas almas e Nele descansarmos das fadigas deste mundo, dos aborrecimentos do humano que não O encontrou aqui.

Agora é tempo favorável, tempo de graça, tempo instável, próprio para nos encontrarmos em Deus. O tempo não pára, nós também não porque o acompanhamos quer queiramos quer não na via do seu mistério.

Para muitos ele é passado, presente, futuro; para nós cristãos ele é ressurreição, vida eterna, salvação; é martírio testemunhal, é esperança e mesmo o já e ainda não da escatologia.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 14/05/2007 às 11h00



Página 170 de 197 « 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras