FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
25/05/2007 10h00
A QUEM ESTAMOS SERVINDO?
Quem serve ao Senhor tem a recompensa da companhia do Senhor e suas graças inefáveis; por outro lado, quem serve ao mal tem como recompensa os males praticados. Ou vivemos a condição de filhos de Deus e o amamos e servimos de todo coração; ou nos afastamos Dele pára servirmos aos propósitos maléficos do inimigo de nossas almas.

Ora, a alma movida pelas trevas pratica “as obras da carne que são: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes”.

Todo ser que vive sob essa condução maléfica, vive em confusão consigo mesmo e com os outros. É por isso que São Paulo exorta: “Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus”!

Bem outra é a condição da alma fecundada pelo Espírito Santo, seus frutos são: alegria, paz, paciência, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio ou temperança, amor, união, comunhão com a vontade de Deus e respectivamente o estado de graça que a leva à salvação eterna.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 25/05/2007 às 10h00
 
24/05/2007 10h18
A LIBERDADE E AS FRAQUEZAS HUMANAS
Têm coisas em nossa vida que às vezes precisamos tolerar por sua natureza e por causa de nossa limitação. Porém, não podemos desanimar nunca quanto à nossa salvação e perfeição em Cristo.

Certa feita escreveu São Francisco: “O pior inimigo do homem é ele mesmo. Vence-te a ti mesmo e vencerás todos os inimigos, visíveis e invisíveis”. Ora, ninguém é forte por si mesmo nem em si mesmo; a nossa fortaleza vem do Senhor, é Nele que encontramos o necessário para vencermos, principalmente a nós mesmos em nossas fraquezas.

São Paulo ouviu de Jesus: "Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força”. E logo respondeu: “Prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte". (2Cor 12,9-10)

Senhor, de mim mesmo nada sou, perdoa-me por tua compaixão! Liberta-me dos meus condicionamentos e fraquezas humanas e eu serei inteiramente livre em Ti, por Ti e para Ti.

Paz e Bem

Publicado por Frei Fernando Maria em 24/05/2007 às 10h18
 
22/05/2007 00h26
FÉ NATURAL & FÉ DOM DE DEUS
O ato de crê é profundamente natural, todos têm fé; mesmo os que se dizem ateus, são crentes; pois, no momento que fazem tal afirmação de seu ateísmo, o fazem porque crêem nele. A diferença da fé natural para a fé dom de Deus, é a liberdade na aceitação da graça que nos santifica e nos faz viver de acordo com o plano da salvação, ou seja, a ressurreição.

Assim sendo, crer é viver o que acreditamos com coerência e determinação. Quando digo: creio no amor de Deus, tenho necessariamente que ser e viver esse amor nas intenções, sentimentos, pensamentos, atos e palavras; pois, mais do que uma afirmação, "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê". (Hb 11,1)

Enfim, por meio da fé crescemos na graça e no conhecimento das coisas eternas; por ela alçamos vôos rumo à perfeição, à plenitude do Amor do Senhor.

"O mundo precisa de vidas limpas e almas claras. Que nós vivamos o amor de Deus em nossas vidas e nos sintamos Filhos de Deus através de sua Paternidade Divina". (Trecho da Homilia do Papa Bento XVI na Missa de Canonização de Frei Galvão).

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 22/05/2007 às 00h26
 
21/05/2007 09h19
A SABEDORIA HUMANA E SEUS LIMITES
A sabedoria humana é contingente (limitada) e suas conclusões nascem da especulação racional, também limitada por seus métodos e pesquisas. Assim, junta tudo o que sabe e chama de teoria – muito distante da realidade espiritual que somos – é por isso que a teoria da evolução e seus seguidores são céticos, destituídos da verdade e sem nenhuma ligação com o eterno, ou seja, é fria, racional e sem respostas convincentes ou dignas de crédito. Na verdade ela se acaba no tempo e com o próprio tempo.

No que diz respeito à obra da criação não podemos tratar a Deus como se fosse um manipulador, pois não temos razão para isto. “Porque é em Deus que vivemos, nos movemos e somos”; uma vez que todas as coisas são passageiras e nada existe sem a sua graça. Devemos reverenciá-LO, honrá-LO, adora-LO e amá-LO acima de todas as coisas, até mesmo de nossa própria condição mortal, visto que sem Ele nada podemos, pois até para negá-LO o humano precisa Dele.

“Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! Quem pode compreender o pensamento do Senhor? Quem jamais foi o seu conselheiro? Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído? Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém”.

Portanto, não tomemos como base de nossa vida o que é meramente racional e passageiro, mas sim, aquilo que nos faz eternos, como está escrito: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo". (Mt 6,33)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 21/05/2007 às 09h19
 
19/05/2007 12h55
A FAMA DESTE MUNDO E SUAS CONTRADIÇÕES
A dor deste mundo dói demais porque é a dor da perca, da injustiça, do pecado; das desilusões, frustrações, decepções; do ódio, rancor, máguas, violência, etc.

Neste mundo só tem valor quem tem valore$. O sucesso deste mundo é passageiro, mas há quem venda sua vida por um nada por causa deste sucesso, para se ver no topo da fama. Ser famoso(a) é o ideal de muito(a)s, por isso, abdicam até dos valores mais preciosos, contanto que isso dê “ibope”.

Os ícones da fama se degradam em perdidas vias, mesmo assim são imitados em seus péssimos exemplos, só para se ter um segundo de notoriedade. É triste constatar esses fazedores de opiniões atentarem contra a vida, os valores da família, os mandamentos da Lei de Deus e serem aplaudidos em suas loucuras.

Nossos meios de comunicação social dão mais ênfase e espaço às palavras e os feitos destes homens, do que à Palavra de Deus e os bons exemplos.

O fim de tudo isto já sabemos é a perdição e quem os segue experimentarão o mesmo fim, a morte eterna.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 19/05/2007 às 12h55



Página 169 de 197 « 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras