FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
24/06/2010 10h46
EIS O CORDEIRO DE DEUS, DISSE JOÃO, EIS AQUELE QUE TIRA O PECADO DO MUNDO
Santo Inácio de Antioquia (? - c. 110), bispo e mártir
Carta aos Efésios, 13-15

Seremos reconhecidos pelos frutos

O nascimento de João o Baptista está repleto de milagres. Um arcanjo anunciou a vinda de Nosso Senhor e Salvador, Jesus; igualmente, um arcanjo anuncia o nascimento de João (Lc 1, 13) e diz: «será cheio do Espírito Santo já desde o ventre da sua mãe» (Lc 1, 16).

O povo judaico não via que Nosso Senhor realizava «milagres e prodígios» e curava muitas doenças, mas João exulta de alegria estando ainda no seio materno; não se consegue detê-lo e, à chegada da mãe de Jesus, a criança tenta sair do seio de Isabel: «Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio» (Lc 1,44). Ainda no seio de sua mãe, João recebeu o Espírito Santo [...].

A Escritura diz depois: «E reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus» (Lc 1, 16). João reconduziu «um grande número»; o Senhor não reconduziu apenas um grande número, mas todos. Com efeito, a Sua obra é reconduzir todos os homens a Deus Pai [...].

A meu ver, o mistério de João realiza-se no mundo até aos nossos dias. Todo aquele que está destinado a crer em Cristo Jesus necessita primeiro que o espírito e a força de João entrem na sua alma para «proporcionar ao Senhor um povo com boas disposições» (Lc 1, 17) e para que, nas asperezas do seu coração, toda a ravina seja preenchida, todo o monte e colina sejam abatidos.

Não foi apenas naquele tempo que os caminhos foram aplainados e as veredas endireitadas (Lc 3, 5); ainda hoje o espírito e a força de João precedem o advento do Senhor, nosso Salvador. Ó sublimidade do mistério do Senhor e do Seu desígnio sobre o mundo!

Paz e Bem!

    ©Evangelizo.org 2001-2010

Publicado por Frei Fernando Maria em 24/06/2010 às 10h46
 
18/06/2010 02h42
A CAMINHO DO BRASIL
hoje deixo a Terra Santa a caminho do Brasil depois de peregrinar nesse terra que respira fe e temor, pelas conflitos que assola esse chao manchado de muito sangue. Pe;o a Deus por Seu Filho que tamb[em derramou seu Sangue Precioso neste luga, para que aqui e em toda parte os homens se entendam e terminem essa terr[ivel  agonia chamada divid'ao.

Paz e Bem!

Frei Fernando

Publicado por Frei Fernando Maria em 18/06/2010 às 02h42
 
16/06/2010 15h49
RELATOS DE MINHA PEREGRINAÇÃO
Caríssimos irmãos em irmãs, estou em viagem à terra santa, já visitei diversos lugares de peregrinação onde Jesus conviveu com seus discípulos e vivendo tudo isso, sinceramente me senti mais próximo de Deus em todos os sentidos; apesar dos conflitos que aqui encontrei, porém, sei que Deus que tudo sabe e pode, realizará sua Santa Vontade neste lugar mesmo os homens não o entendendo e nem se entendendo entre si...

Creio que a Palavra de Deus por meio de São Paulo se encaixa perfeitamente nesta situação: "Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Cristo" e acrescento, mesmo aquelas que não entendemos no momento...Certamente o Senhor tem um propósito em tudo isso...

De todos os lugares santos que visitei o que mais me imprecionou no momento foi o cenáculo, lugar onde se deu a vinda do Espírito Santo e onde nasceu a Igreja...Lugar onde também se encontra o lugar da dormição de Nossa Senhora; aqui tudo respira fé, esperança e um desejo enorme de paz, muita paz...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Publicado por Frei Fernando Maria em 16/06/2010 às 15h49
 
16/06/2010 15h43
É PRECISO QUE ME ENCONTRES EM TI
São João da Cruz (1542-1591), Carmelita, Doutor da Igreja
Cântico Espiritual B,1, 8-9 (Obras completas, Edições Carmelo, 2005, pp. 550-551)

«Reza em segredo a teu Pai»

Então, ó alma, o que é que desejas e procuras fora de ti, se é em ti que estão as tuas riquezas, as tuas delícias, a tua consolação, a tua riqueza e o teu reino, ou seja, o teu Amado, que a tua alma tanto deseja e procura! [...] Só precisas de saber uma coisa: embora esteja dentro de ti, está escondido. [...]

Mas também perguntas: «Então, se Aquele que a minha alma ama está em mim, porque é que não O encontro nem sinto?» A razão disso é que Ele está escondido, e tu não te escondes para O encontrar e sentir. Quem quiser encontrar uma coisa escondida há de penetrar escondido no lugar onde ela está escondida; ao encontrá-la, fica tão escondido como ela.

Portanto, uma vez que o teu Amado é o tesouro escondido no campo da tua alma, pelo qual o sábio comerciante entregou tudo (Mt13,44), convirá que tu, para O encontrar, esquecidas todas as tuas coisas e alheando-te de todas as criaturas, te escondas no teu refúgio interior do espírito.

Fechando atrás de ti a porta, isto é, a tua vontade a todas as coisas, ores a teu pai em segredo (Mt 6, 6). E ficando assim escondida com Ele, senti-lo-ás no escondido, amá-Lo-ás e possui-Lo-ás no escondido, e escondidamente te deleitarás com Ele, mais do que aquilo que a língua e os sentidos podem alcançar.

Paz e Bem!

    ©Evangelizo.org 2001-2010

Publicado por Frei Fernando Maria em 16/06/2010 às 15h43
 
06/06/2010 19h16
Á VOZ DE JESUS OS MORTOS VOLTAM A VIDA
Santo Ambrósio (cc 340-397), bispo de Milão e doutor da Igreja
Sobre o Evangelho de S. Lucas, V, 89 (trad. cf SC 45, p. 214)

As lágrimas de uma mãe

A misericórdia divina deixa-se facilmente vergar pelos gemidos desta mãe. Ela é viúva; os sofrimentos ou a morte do seu único filho quebraram-na. [...] Creio que esta viúva, rodeada da multidão do povo, é mais do que uma simples mulher que merece pelas suas lágrimas a ressurreição de um filho, jovem e único. Ela é a própria imagem da Santa Igreja que, com as suas lágrimas, no meio do cortejo fúnebre e até junto do túmulo, obtém que seja devolvido à vida o jovem povo deste mundo. [...]
      
Porque à palavra de Deus os mortos ressuscitam, reencontram a voz e a mãe recupera o seu filho; ele foi chamado do túmulo, foi arrancado ao sepulcro. Que túmulo é este para vós, senão o vosso mau comportamento? O vosso túmulo é a falta de fé. [...] Desse sepulcro, Cristo vos liberta; saireis do túmulo se escutardes a Palavra de Deus.

E, se o vosso pecado for demasiado grave para que o possam lavar as lágrimas da vossa penitência, que intervenham por vós as lágrimas da vossa mãe Igreja. [...] Ela intercede por cada um dos seus filhos, como por outros tantos filhos únicos. Com efeito, ela é plena de compaixão e experimenta uma dor espiritual e materna sempre que vê os seus filhos arrastados para a morte pelo pecado.

Paz e Bem!

    ©Evangelizo.org 2001-2010

Publicado por Frei Fernando Maria em 06/06/2010 às 19h16



Página 96 de 197 « 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras