FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
02/05/2007 16h12
OS SENTIDOS SÃO PORTAS...
Os olhos não se cansam de olhar, os ouvidos de ouvir e assim os demais sentidos porque é por eles que nos vêem as sensações naturais que sentimos; no entanto, não podemos deixar que eles sejam portas para o mal entrar em nossa existência, nos fazendo sentir apenas prazeres instintivos, momentâneos; nos privando do verdadeiro prazer de amar e servir a Deus.

Se tenho olhos para olhar aquilo que é de Deus, por que vou emprestá-los para ver os pecados deste mundo? Se tenho ouvidos para ouvir a Palavra de Deus, por que vou entrega-los às mentiras e calunias e toda espécie de futilidade que se espalha ao meu redor? Se tenho os demais sentidos para acolher as graças que me santificam e me fazem digno do céu, por que vou cede-los às sensações fugazes que nada acrescentam o meu ser?

“Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte".

"Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Não vos iludais, pois, irmãos meus muito amados". (Tg 1,16)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 02/05/2007 às 16h12
 
01/05/2007 17h16
SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS...
Assim como conhecemos a árvore pelos frutos que dá, de igual modo os homens também. E hoje, dia do trabalhador, vemos no operário José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, um referencial, ícone do humano que serve a Deus “em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias de sua vida”.

Como São José: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal". (Jo 6,27)

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo, a ostentar a palavra da vida porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar".

“Ah! São José, homem casto, homem fiel, à tua pureza eu quero ter, para agradar a Deus”.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 01/05/2007 às 17h16
 
30/04/2007 17h28
A REALIZAÇÃO HUMANA E A VONTADE DE DEUS
Todo ser humano busca realizar-se na vida, muitas vezes, porém, essa realização torna-se um pesadelo pela forma como é buscada. Quando se tem em vista os próprios interesses em detrimento do plano da salvação, isto é, os valores do Reino de Deus, o resultado é a infelicidade e a perdição.

A cegueira espiritual aliada ao egoísmo e a avareza são geradoras de intrigas, divisões, partidos, ódios, rancores, calúnias, difamações, orgulho, vaidade e morte; pois, o querer humano desprovido da graça de Deus é um querer inútil, fugaz.

O verdadeiro sentido da vida consiste buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, para que tudo o que desejamos da parte de Deus se cumpra em nosso viver.

Aqui plantamos o que havemos de colher na eternidade. Quem planta na terra fértil da existência: amor, fidelidade, perdão, bondade, paz, colherá plenamente esses frutos de santidade porque eles são vontade de Deus para nós.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 30/04/2007 às 17h28
 
29/04/2007 11h01
A QUEM ESTAMOS OUVINDO?
O Bom Pastor nos fala, ouvimos sua voz e seguimos seus passos rumo ao Seu Infinito; estamos na estrada da vida, ainda neste mundo, mas caminhando fielmente com Jesus, nosso Mestre e Senhor. Sua voz é clara como os frutos que ela gera em nós: amor, compreensão, perdão, paz, misericórdia, salvação.

É verdade que outras vozes querem nos falar e até nos guiar por outros caminhos que não o Senhor, único caminho; estas são vozes que nitidamente percebemos não virem de Deus: a voz da mentira, do ódio, fingimento, orgulho, avareza, impureza, luxúria, adultério, intriga, superstições, etc.

Quem não ouve a voz do Senhor, mas a estas vozes e as segue, termina os seus dias na angústia e na dor, por se perderem nas trilhas mortíferas do mal, sem fruto algum.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão". (Jo 10,28)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 29/04/2007 às 11h01
 
27/04/2007 12h50
EVITAR O PECADO E A AÇÃO DO MAL...
Todos sabemos que estamos num vale de lágrimas e de morte; mas carregamos em nós a experiência do ressuscitado que nos alimenta com o Seu Próprio Corpo e Sangue na Eucaristia, visto que atravessamos esse deserto temporal a caminho da terra prometida, o Reino dos Céus e por isso mesmo precisamos desse Alimento espiritual, Pão de Vida Eterna.

Na história da salvação humana, a morte é um acidente no percurso de nossa perfeição, porque Deus em Seu Infinito Amor nos criou para vivermos em Sua Presença e da Sua Presença e em total estado de Graça e Santidade. Se não existisse o pecado certamente a humanidade já teria atingido a perfeição, já estaria na Glória de Deus.

Acontece que o pecado é a porta aberta por onde entra o inimigo de nossas almas e age através de pensamentos, sugestões e ações malignas de toda espécie, de forma que os males se multiplicam em detrimento do bem que poderíamos fazer, caso obedecêssemos ao nosso Criador e Pai.

Todavia, sabemos pelas Escrituras Sagradas que o Mal já foi vencido, só precisamos evitar o pecado, pára evitarmos também a proliferação dos males morais, físicos, psíquicos e espirituais.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 27/04/2007 às 12h50



Página 172 de 197 « 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras