FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
24/03/2007 15h13
A QUARESMA E SUAS LIÇÕES
Estamos vivendo este tempo forte da quaresma e nele acompanhamos, por meio da fé, os passos de Jesus que, submetido às provações, em vista da vontade do Pai, aniquilou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

"Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele". (Is 53,3)

Então, que lições tiramos de tudo isso? Em verdade a Sagrada Escritura nos ensina, com a morte cruenta de Cristo, que o sofrimento dos justos não é em vão e que Deus vela por aqueles que O amam e lhe obedecem, dando-lhes como recompensa a Salvação Eterna.

Um outro aprendizado é a perseverança no caminho do bem, mesmo se este caminho é um caminho de cruz. Os apóstolos bem entenderam essa lição, pois, "Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações". (At 14,22)

Por outro lado, existem pessoas que querem levar vantagem em tudo enveredando pelas facilidades deste mundo e com isso, se afastam do caminho de Deus e se perdem em seus próprios caprichos ou contradições.

Esses aparentam instabilidade de vida e até certa vivência da fé; no entanto seu fim é drástico, visto que trocaram a Verdade, o Amor e a Justiça do Senhor por aquilo que é passageiro e fugaz. É como diz São Paulo: “são inimigos da cruz de Cristo”, porque vivem para si mesmos e seus interesses e não para Deus.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Publicado por Frei Fernando Maria em 24/03/2007 às 15h13
 
23/03/2007 11h40
OS FRUTOS DO LOUVOR A DEUS
Os frutos do louvor a Deus são: o bom humor, a alegria irradiante, a graça santificante, a paz e o bem viver. O louvor cura, liberta, salva e faz feliz quem por ele se exercita buscando a vontade de Deus de todo coração.

"Oferece a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo. Invoca-me nos dias de tribulação, e eu te livrarei e me darás glória. Porque honra-me quem oferece um sacrifício de louvor; ao que procede retamente, a este eu mostrarei a salvação de Deus". (Sl 49,23)

"Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor". Porque quem louva, ama, reconhece, comunga e realiza o querer benevolente de Deus Pai, que pelo Filho no Espírito, nos conduz à Vida Eterna.

Por isso,"bendirei continuamente ao Senhor, e o seu louvor estará sempre em minha boca. Glorie-se a minha alma no Senhor;ouçam-me os humildes, e se alegrem. Glorificai comigo ao Senhor, juntos exaltemos o seu nome". (Sl 33,2-4)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 23/03/2007 às 11h40
 
22/03/2007 11h35
A FELICIDADE É DEUS!
Assim como o ferro torna-se ardente ao ser aproximado do fogo, de igual modo quem se aproxima do amor de Deus tornar-se conforme esse amor. Fomos criados para a felicidade, mas muitos não a têm porque querem possuí-la por si mesmos ou pelos próprios caprichos. A felicidade é um dom e somente Deus é o doador desse dom; Ele o concede a quem o procura, porque é a própria Felicidade.

"Mas estarei sempre convosco, porque vós me tomastes pela mão.Vossos desígnios me conduzirão, e, por fim, na glória me acolhereis. Afora vós, o que há para mim no céu? Se vos possuo, nada mais me atrai na terra. Meu coração e minha carne podem já desfalecer, a rocha de meu coração e minha herança eterna é Deus".

"Sim, perecem aqueles que de vós se apartam, serão destruídos os que procuram satisfação fora de vós. Mas, para mim, a felicidade é me aproximar de Deus, é pôr minha confiança no Senhor Deus, a fim de narrar as vossas maravilhas diante das portas da filha de Sião". (Sl 72,23-28)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 22/03/2007 às 11h35
 
20/03/2007 11h26
CULTIVANDO A ESPERANÇA
Creio que já ouvimos o ditado: a esperança é a última que morre. Ora, a esperança é própria dos filhos e filhas de Deus e quem espera Nele não se decepciona por ter a certeza de que Sua fidelidade é para sempre.

Na verdade o que acontece é que olhamos mais para a montanha dos problemas causados por nós mesmos do que para Deus e com isso deixamos de seguir sua direção. Às vezes andamos sem rumo porque os nossos planos não são os planos do Senhor; e quando insistimos em tomar decisões sem o Seu conselho acabamos nos frustrando.

Uma vida vivida sem a graça de Deus é apenas uma vida infértil e sem rumo, lugar de angústia, desespero e dor. É feliz quem a Deus se confia e faz Dele o seu único sentido de vida. Porque quem trilha o caminho de Cristo encontra a verdadeira paz que só Cristo pode dar.

É como nos ensina São Paulo: “Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus”.

“Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5,1-5).

Confia ao Senhor os teus cuidados e deixa-te conduzir pelo Espírito Santo e saberás como agir em todo o teu viver.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 20/03/2007 às 11h26
 
19/03/2007 11h06
A CAMINHO DA TERRA PROMETIDA
O caminho da vida eterna precisa ser percorrido com determinação, integridade, retidão e perfeita comunhão com a vontade do Senhor. Ele é uma via de mão única que todos nós trafegamos; somos viandantes do infinito e buscamos a terra prometida da glória de Deus.

Nesse caminho não estamos sozinhos nem despreparados, mas com nossa cruz seguimos Jesus Cristo e com Ele entraremos pela porta estreita dos mandamentos no Reino dos Céus. Para isso, é necessário o empenho de toda a vida na certeza de que é Deus quem opera em nós o querer e o agir.

“Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais.Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível”.

“Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros”. (1Cor 9,24-27).

Todos nós recebemos de Deus a vida natural como herança e precisamos viver de tal modo que ela produza os melhores frutos de redenção.

Por isso, "Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 19/03/2007 às 11h06



Página 176 de 197 « 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras