FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
03/06/2008 11h29
SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS...
"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Hb 11,6)

De uma coisa fiquemos certos, todos nós humanos temos fé, somos portadores do dom de acreditar. Ora, esse dom é inerente ao ser humano, ninguém que existe neste mundo é isento de crer, todos já nascem com esse dom especial. Uns crêem e crescem naquilo que acreditam; outros não acreditam em nada e crescem nesse seu “ateísmo” formal.


Porém, verdade seja dita, somos o que acreditamos porque fomos criados para crer. Assim sendo, nos tornamos vítimas ou cooperadores daquilo em que pusemos a fé do nosso coração. Se damos créditos ao amor nos tornamos amor em plenitude; se ao contrário, abrimos espaços para o ódio, nos tornamos vítimas da violência e desperdiçamos nosso modo de ser alimentando vinganças, medos e mortes atrozes que neutralizam nosso existir.


Então o que é crer realmente? Crer é ser aquilo que somos aos olhos de Deus e aos olhos de Deus nós somos seus filhos eternos, santos, justos e misericordiosos.  "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Hb 11,6).


PAZ E BEM!



Publicado por Frei Fernando Maria em 03/06/2008 às 11h29
 
26/05/2008 11h25
UM AMOR TÃO LINDO ASSIM...

O amor é a maior de todas as virtudes, por ele os homens e mulheres de fé chegam à perfeição desejada por Deus que é Amor Infinito. Quem não ama não vive, porque o amor é o fundamento de toda vida e o verdadeiro sentido da realização humana.

Amar é o mesmo que dar: dar a vida, a salvação, a paz, a eternidade, a felicidade porque é  assim que Deus nos ama; pois Ele é o verdadeiro doador de todos os dons, é Dele que recebemos a graça em toda a sua plenitude; a satisfação, a realização, a santificação de nossas almas; sem Ele nada há, porém, em meio a esse mistério da vida, precisamos corresponder ao seu amor para que ele transborde de nossas almas como fonte inesgotável de paz.

Para São João, corresponder ao amor de Deus significar observar seus santos mandamentos que começa com o amor a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. “Quem observa os seus mandamentos permanece em (Deus) e (Deus) nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu”

“Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou. Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte. Nisto temos conhecido o amor: (Jesus) deu sua vida por nós. Também nós outros devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos”.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 26/05/2008 às 11h25
 
17/05/2008 11h31
"MESTRE, BOM É ESTARMOS AQUI"

Pedro, o Venerável (1092-1156), abade de Cluny
Sermão n.º 1 para a Transfiguração; PL 189, 959

«Mestre, bom é estarmos aqui»

«O seu rosto resplandeceu como o Sol» (Mt 17,2) [...] Envolvida pela aura da carne, hoje resplandeceu a Luz verdadeira que, ao vir ao mundo, a todo o homem ilumina (Jo 1,9). Hoje ela glorifica esta mesma carne, mostra-a deificada aos apóstolos para que estes a revelem ao mundo. E tu, cidade beatífica, fruirás eternamente a contemplação deste Sol, ao desceres do «céu, de junto de Deus [...], já preparada, qual noiva adornada para o seu esposo» (Ap 21,2). Nunca mais esse Sol se porá para ti; para sempre Ele próprio fará raiar a manhã eterna.

Nunca mais esse Sol será velado por nuvem alguma, mas brilhará sem cessar, e cumular-te-á de uma luz que não declinará nunca. Nunca mais esse Sol te toldará os olhos, antes dar-te-á forças para que o olhes, e encantar-te-á com o seu esplendor divino [...] «Não mais haverá morte nem luto, nem pranto, nem dor» (Ap 21,4) que ensombre o brilho que Deus te deu, pois, como foi dito a João: «O antigo mundo pereceu».

Eis o Sol de que fala o profeta: «Já não será o Sol que te iluminará durante o dia, nem a Lua durante a noite. O Senhor será a tua luz eterna, o teu Deus será o teu esplendor. (Is 60,19). Eis a luz eterna que resplandece para ti no rosto do Senhor. Escutas a voz do Senhor, contemplas o seu rosto resplandecente, e tornas-te como o Sol. Pois é pelo rosto que reconhecemos cada pessoa, e reconhecê-la, é como ficar iluminado por ela.

Aqui na terra acreditas pela fé; nos céus, reconhecerás. Aqui captas com a inteligência; lá, serás captado. Aqui, vês «como num espelho»; lá, verás «face a face» (1 Co 13,12) [...] Assim se cumprirá o desejo do profeta: «Que Ele faça resplandecer em nós o seu rosto» (Sl 67,2) [...] Nessa luz exultarás para sempre; nessa luz caminharás sem cansaço. Nessa luz, verás a luz eterna.

Paz e Bem!


Publicado por Frei Fernando Maria em 17/05/2008 às 11h31
 
14/05/2008 10h20
COMO SÃO FRANCISCO NOS ENSINOU AMAR...

Amados irmãos e irmãs, os afetos de um coração, quando verdadeiros, nascem da Fonte Inesgotável do Amor de Deus e neste sentido, a vivência desses afetos torna-se caminho de salvação e de vida eterna, porque vividos na sinceridade daqueles e daquelas que permanecem nesse Amor Eterno de Deus.

Agradeço ao Senhor por todos os dias em que posso dizer a algum dos meus irmãos e irmãs, com toda a pureza de minha alma: Eu te amo! E isso soar como um cântico de glória, um cântico de louvor a Deus que preenche a vida de quem escuta tais palavras. Por isso, quero dizer com todo o meu ser, a cada irmão ou irmã que se aproxima de mim: verdadeiramente EU TE AMO, por mais fraco ou fraca que sejas: EU TE AMO e espero que esse AMOR, verdadeiro fundamento da vida, solidifique a nossa amizade e nos faça pessoas mais felizes, amantes uns dos outros como dádivas do Amor de Deus.

Caríssimos irmãos e irmãs, aprendi tudo isso de São Francisco de Assis que nos indicou o caminho do amor ao irmão, como sendo o caminho do mesmo amor da mãe pelo filho ou filha.

"E onde quer que estiverem e se encontrarem os irmãos, mostrem-se afáveis entre si. E, com confiança, manifestem um ao outro as suas necessidades, porque, se uma mãe ama e nutre seu filho carnal, com quanto maior diligência não deve cada um amar e nutrir seu irmão espiritual?" (Regra de São Francisco de Assis).

Então, nesse sentido, na gratuidade do meu ser, amo a cada um de vocês na certeza de que esse amor verdadeiramente é a Vontade de Deus, vivida não só por estas palavras, mas também pela oração e comunhão Eucarística em favor de todos, todos os dias...

Paz e Bem!


Publicado por Frei Fernando Maria em 14/05/2008 às 10h20
 
05/05/2008 08h17
DISSE-VOS ISTO PARA QUE ENCONTREIS EM MIM A PAZ

Não foi o próprio Senhor quem disse: "O Reino de Deus está em vós" (Lc 17,21)? É agora que começa a vida eterna. Peço-vos, meus irmãos, fazei a experiência! Se alguém vos ofender, vos caluniar, vous roubar o que vos pertence, mesmo se for um perseguidor, rezai a Deus dizendo: "Senhor, nós somos todos tuas criaturas, tem piedade dos teus servos e conduz-lhes o coração à penitência".

Então, sentirás a graça na tua alma. Naturalmente que, ao princípio, tens de fazer algum esforço para amares os teus inimigos; mas o Senhor, ao ver a tua boa vontade, ajudar-te-á em todas as coisas e a própria experiência te mostrará o caminho. Pelo contrário, aquele que medita coisas más contra os seus inimigos não pode possuir o amor nem conhecer Deus.

Não sejas nunca violento para com o irmão, nunca o julgues, convence-o na mansidão e no amor. O orgulho e a dureza roubam a paz. Ama, portanto, aquele que não te ama e reza por ele; assim, a tua paz não será perturbada. (S.Siluane)

Paz e Bem!


Publicado por Frei Fernando Maria em 05/05/2008 às 08h17



Página 152 de 197 « 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras