FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
05/11/2007 13h00
A VIDA, O TEMPO E A VERDADEIRA LIBERDADE

A vida tem sempre uma surpresa agradável para nós a cada instante, basta sabermos vivê-la bem, como Deus quer; porque o tempo que temos é curto e a liberdade é uma conquista; o tempo passa e a liberdade só é liberdade mesmo quando nos encontramos em Deus como o rio que se encontra no Mar.

Que todo o nosso tempo e fazer seja para nossa santificação, assim teremos sempre tempo de paz, alegria e graça diante do Senhor, porque ele será tempo de redenção; será também consolo e bem estar para aqueles que fazem parte de nossa vida.

A verdadeira liberdade consiste em vivermos cheios do Espírito Santo de Deus, pois é por meio Dele que o céu se encontra dentro de nós, “porque onde Deus está, aí está o céu”, e o Seu santo modo de agir. Quem vive de acordo com a Vontade de Deus, experimenta os efeitos dela em sua vida e não troca suas delícias por nada deste mundo.


Não viva a vida como se ela te pertencesse, mas como uma dádiva de Deus para a Sua maior glória, assim o teu testemunho te tornará um autêntico filho do Reino dos Céus.


Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 05/11/2007 às 13h00
 
24/10/2007 12h03
A EFICÁCIA DA ORAÇÃO

Queres que tua oração seja eficaz e prontamente atendida? Afasta-te do pecado e de tudo aquilo que te leva a cometê-lo. Aproxima-te do Senhor com o coração puro e a mente iluminada pela reta intenção; assim, verás a vontade de Deus realizar-se em toda a tua vida.


Quanto mais transparentes somos em nosso viver, mais perto de Deus chegamos; mais seu amor absorvemos e mais ainda experimentamos  sua misericórdia; por isso, é impossível alguém se aproximar de Deus e não ser feliz, porque o Senhor é a Única Felicidade que há. 


Existem duas atitudes interiores que muito nos aproxima de Deus: Quando nos  arrependemos dos pecados e abandonamos o mal praticado; e também quando somos humildes, o amamos, adoramos e prestamos-LHE toda glória e louvor.


Temos ainda na intercessão dos santos o auxílio necessário para vencermos todos os males que nos afetam. Por isso, peçamos a intercessão deles, pois, ninguém mais próximo do Senhor do que aqueles que Ele santificou, especialmente Sua Mãe,  a Virgem Maria.


Paz e Bem!


Publicado por Frei Fernando Maria em 24/10/2007 às 12h03
 
22/10/2007 12h27
ORAÇÃO

A oração é o dom mediante o qual alcançamos a Deus em Sua infinita Bondade. Por ela nos exercitamos nas virtudes do Espírito Santo e temos acesso ao Senhor pelas graças que Ele mesmo nos concede. Orar é buscar as forças divinas para a santificação de nossas almas e para nos atermos seguros em meio à insegurança deste mundo.


Quem faz de sua vida oração, faz de seu viver um viver santo para Deus porque faz tudo baseado em Sua Vontade, mantendo o diálogo permanente com Ele que está sempre presente interagindo conosco para nos conduzir à Plenitude da salvação.


O maior desejo de alma que temos é a visão beatífica de Deus, perdida pelo homem quando pecou no paraíso. Quem tem vida de oração, tem vida de comunhão com o Senhor e se mantém na Sua presença contemplando Sua Divina Face, gozando de Sua Santa Amizade.


Jesus nos ensinou que devemos orar sempre sem nunca deixar de fazê-lo, pois na oração encontramos alento para nossas almas e conforto para nossa vida; por ela cumprimos a Vontade de Deus.


Paz e Bem!



Publicado por Frei Fernando Maria em 22/10/2007 às 12h27
 
17/10/2007 01h23
SEMEANDO AS SEMENTES DO REINO
Estamos a caminho do Reino de Deus e vamos a passos largos porque o tempo é implacável, não dá trégua, isto é, não pára nunca, está sempre nos pondo em curso para o encontro definitivo com o autor e consumador de nossa fé e de toda vida. Porém, uma pergunta perspicaz surge em nossos corações: como estamos nos preparando para esse encontro com o Senhor? E ainda: o que levamos em nossas almas para esse encontro?

É certo que o tempo presente não é nada em proporção à glória futura que nos está reservada; mas, para muitos a vida se resume somente ao que somos e vivemos no tempo; estes não esperam nada, a não ser meramente a satisfação de seus desejos instintivos e a morte.

Ao contrário, para nós que acreditamos na ressurreição e a experimentamos desde já, quanto mais virtuosos formos, mais felizes seremos aqui e eternamente, porque uma alma em estado de graça é intocável pelo mal e como disse Jesus: “Quem é fiel nas pequenas coisas também o será nas grandes”.

Andar com retidão, desejar a santidade e vivê-la por graça de Deus é o propósito de todo aquele que segue e serve ao Senhor.

Portanto, semeemos as sementes do amor, da concórdia, da piedade, da misericórdia e da paz, porque certamente colheremos na eternidade esses mesmos frutos abundantemente.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 17/10/2007 às 01h23
 
12/10/2007 13h50
VOCAÇÃO, CAMINHO DE PERFEIÇÃO

A história de uma vocação é também a história de salvação de uma alma e de muitas outras almas. Nenhuma pessoa tem o discernimento claro de sua vocação senão escuta a Deus em sua consciência e segue fielmente os ditames de sua natureza vocacional.

Desde que criou a humanidade que o Senhor chama seus filhos e filhas para vocações específicas na condução de seu povo a caminho da plenitude do Seu Reino de amor; isto é tão verdadeiro que ninguém escapa ao chamado. 

Escutar o Senhor em nossa própria consciência é também ouvir o apelo de nossa natureza naquilo a que Deus nos chama. Não podemos destruir os propósitos divinos em nossa naturalidade para não corremos o risco de entrarmos em contradição com o que de fato é vontade de Deus a nosso respeito; porque, caso isso ocorra, teremos um discernimento dúbio e não compreenderemos o que o Senhor quer para nós.

Ouvir a voz de Deus, mais do que qualquer outra coisa, é não se contradizer em nossa natureza para não corremos o risco de perdemos pelo pecado a salvação e a missão que o Senhor nos oferece.

Vocação é discernimento do caminho que devemos trilhar para o céu, sendo assim, faço tal discernimento como alguém que trilhou um longo caminho até chegar à maturidade vocacional que hoje sigo por obra e graça do Senhor em minha vida.

Ser fiel ao chamado do Senhor é abraçar com amor a cruz de cada dia como Jesus o fez e viver a felicidade de imitá-LO na entrega total ao Pai, seja qual for à vocação à qual Ele nos chama. O importante é seguir em frente com o propósito de santidade que é a marca registrada dos filhos de Deus.

“Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. (Rm 12,1-2).

Paz e Bem!


Publicado por Frei Fernando Maria em 12/10/2007 às 13h50



Página 157 de 197 « 151 152 153 154 155 156 157 158 159 160 » «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras