FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
15/12/2009 15h06
EU SOU O CAMINHO
Beato Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
5.º Sermão para o Advento (a partir da trad. de Isabelle de la Source, Lire la Bible, t.6, p.100)
 
Convertamo-nos ao chamado de João Batista, que prepara o caminho do Senhor
 
É uma alegria para mim, irmãos, evocar convosco o caminho do Senhor [...], sobre o qual Isaías tece este belíssimo elogio: «A terra queimada mudar-se-á em lago, e as fontes brotarão da terra seca [...]. Haverá ali uma estrada e um caminho que se chamará Via Sagrada» (Is 35, 7-8), porque tal caminho é a santificação dos pecadores e a salvação daqueles que estão perdidos [...].
 
«Nenhum impuro passará por ele». Caro Isaías, irão então por outro caminho aqueles que estão impuros? Ah, não! Venham todos por este, avancem! Foi, sobretudo, para os impuros que Cristo traçou tal caminho, pois «o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido » (Lc 19,10) [...].
 
Quem está impuro passa então pelo caminho sagrado? Que Deus nos guarde! Por mais maculado que esteja ao pisá-lo, deixará de o estar assim que nele entrar; porque desde o momento em que pisar tal caminho, a sua mácula desparecerá.
 
O caminho sagrado, de fato, está aberto ao homem impuro, e desde o momento em que o homem nele entra, o sagrado caminho purifica-o, apagando todo o mal que o homem tiver cometido [...]. Não o deixará passar com a sua mácula, pois é o «caminho estreito» e, por assim dizer, o «buraco da agulha» (Mt 7, 14; 19, 24). [...]
 
Portanto, se já estás neste caminho, dele não te afastes; senão, o Senhor deixar-te-ia errar nesses teus caminhos preferidos (Is 57, 17) [...]. Se achares demasiado estreito o caminho, pensa no fim aonde ele te conduz [...]. Mas, se o teu olhar não conseguir alcançar esse fim, confia em Isaías, e faz por vê-lo.
 
Isaías, que ao mesmo tempo distinguia a estreiteza e o fim do caminho, dizia também isto: «Ali [...] apenas passarão os remidos. Os que o Senhor libertar é que passarão por ele. Chegarão a Sião entre cânticos de júbilo com a alegria estampada nos seus rostos, transbordando de gozo e de alegria ; nos seus corações não haverá mais tristeza nem aflição» (35,9-10).
 
Paz e Bem!
         ©Evangelizo.org 2001-2009

Publicado por Frei Fernando Maria em 15/12/2009 às 15h06

Site do Escritor criado por Recanto das Letras