FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
08/02/2010 16h07
SEU BEM PRÓPRIO, A IMORTALIDADE
São Cirilo de Alexandria (380-444), bispo e Doutor da Igreja
Comentário ao Evangelho de S. João, 4

«Quantos O tocavam ficavam curados»

Mesmo para ressuscitar os mortos, o Salvador não Se contenta em agir pela Sua palavra, apesar de portadora das ordens divinas. Para esta magnífica obra, toma em cooperação, se assim se pode dizer, a Sua própria carne, para mostrar que esta tem o poder de dar a Vida, e para que se perceba que forma uma só coisa com Ele: que é realmente a Sua própria carne e não um corpo estranho a Ele.

Foi o que se passou quando Ele ressuscitou a filha do chefe da sinagoga, ao dizer-lhe: «Levanta-te, minha filha!» (Mc 5, 41) Tomou-lhe a mão, segundo o que está escrito. Devolveu-a à vida, como Deus que era, com uma ordem toda poderosa, e também lhe deu vida pelo contacto com a Sua santa carne – testemunhando assim que, tanto no Seu corpo, como na Sua palavra, se processava uma nova energia divina. E ainda, quando chegou a uma vila chamada Naim, onde o filho único de uma viúva ia a sepultar, Ele tocou no caixão e disse: «Jovem, Eu te ordeno: Levanta-te!» (Lc 7, 14)

Assim, não só confere à sua Palavra o poder de ressuscitar os mortos, mas também, para mostrar que o Seu corpo está vivo, toca nos mortos, e pela Sua carne faz passar a vida para os cadáveres. Se, apenas com o contacto da Sua carne sagrada, devolve a vida a um corpo em decomposição, qual não será o proveito que encontraremos na Sua eucaristia viva quando fizermos dEla o nosso alimento? Ela transformará totalmente no Seu bem próprio, que é a imortalidade, todos os que nEla participarem.

Paz e Bem!


    ©Evangelizo.org 2001-2009

Publicado por Frei Fernando Maria em 08/02/2010 às 16h07

Site do Escritor criado por Recanto das Letras