FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
12/01/2011 09h43
A ORAÇÃO, DOM DE DEUS, É A LUZ DA ALMA
 Homilia do século V sobre a oração
Erradamente atribuída a São João Crisóstomo; PG 64, 461 (a partir da trad. Breviário)
 
«Foi para um lugar solitário e ali Se pôs em oração»
 
O bem supremo é a oração, o encontro familiar com Deus. [...] A oração é a luz da alma, o verdadeiro conhecimento de Deus, a mediadora entre Deus e os homens. Por ela, a alma eleva-se ao céu e cinge-se a Deus num abraço inexprimível. Como uma criança chorando ao encontro da sua mãe, ela exprime a profundidade do seu desejo. Ela exprime a sua vontade profunda e recebe dádivas que ultrapassam toda a natureza visível. Porque a oração apresenta-se como uma embaixadora poderosa, ela alegra, ela apazigua a alma.
 
Quando falo da oração, não imagines que se trata de palavras. Ela é um impulso para Deus, um amor indizível que não vem dos homens e do qual o apóstolo Paulo fala assim: «Não sabemos o que devemos pedir em nossas orações, mas é o próprio Espírito que intercede por nós com gemidos inefáveis» (Rom 8, 26). Uma oração assim, se Deus a concede a alguém, é para esse uma riqueza imutável, um alimento celeste que satisfaz a alma. Quem a provou é tomado por um desejo constante do Senhor, como um fogo devorador que lhe envolve o coração.
 
Portanto, a oração, dom de Deus, é o canal de graças inefáveis por onde Ele nos concede todos os bens para a realização de sua vontade e do seu Reino de amor. Quem mais a utilizou no cumprimento da vontade do Pai, foi Jesus, que é Deus conosco e de igual modo nos ensinou a utilizar também quando disse: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração” (Mt 11,28).
 
Paz e Bem!
 
         ©Evangelizo.org 2001-2010

Publicado por Frei Fernando Maria em 12/01/2011 às 09h43

Site do Escritor criado por Recanto das Letras