FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
18/06/2011 11h46
"NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO"

 

«NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO»

São João Crisóstomo (c. 345-407), presbítero em Antioquia, depois bispo em Constantinopla, doutor da Igreja  - Homilias sobre o Evangelho de São Mateus, n°21, 1; PG 57, 294-296

«Não podeis servir a Deus e ao dinheiro»

 Vede que vantagens Jesus Cristo nos promete e quanto os Seus preceitos nos são úteis, porque nos livram de tão grandes males. O mal que as riquezas vos causam, diz Ele, não é só o de armar os ladrões contra vós e o de preencher o vosso espírito com grandes trevas. A grande ferida que fazem é de vos arrancarem à bem-aventurada servidão de Jesus Cristo para vos tornarem escravos de um metal insensível e inanimado.

 «Não podeis servir a Deus e ao dinheiro». Tremamos, irmãos, só de pensar que forçamos Jesus Cristo a falar-nos do dinheiro como divindade oposta a Deus! Mas então, direis vós, os antigos patriarcas não arranjaram maneira de servir simultaneamente Deus e o dinheiro? De forma nenhuma. Mas como foi então que Abraão, como foi que Jó, irradiaram tanto com a sua magnificência?

Eu respondo-vos que não estamos a falar daqueles que possuíram riquezas, mas àqueles que foram possuídos por elas. Jó era rico; servia-se do dinheiro, mas não servia o dinheiro, era seu gestor, mas não seu adorador. Ele considerava os seus bens como se pertencessem a outro, considerava-se dispensador e não proprietário. [...] Foi por essa razão que não se afligiu quando os perdeu.

Paz e Bem!

         ©Evangelizo.org 2001-2010


Publicado por Frei Fernando Maria em 18/06/2011 às 11h46

Site do Escritor criado por Recanto das Letras