FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
02/02/2007 11h03
ALÉM DO LIMITE DA RAZÃO
Devido às circunstâncias de nossa existência – somos contingentes – tendemos a racionalizar tudo, isto é, sem o critério da razão não aceitamos nada fora de nossas medidas. Ora, a fé é o inverso do limite, pois, por meio dela vemos o invisível que a razão não pode enxergar.

Logo, Deus não cabe em nosso limite racional, pois, para aproximar-se D’Ele é preciso sair do limite da razão para chegar ao ilimitado da fé (“Tudo é possível ao que crê”), porque, "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram". (Hb 11,6)

Normalmente vivemos mais na presença de nossos problemas do que na presença de Deus e no mais das vezes, nossas orações se limitam a pedidos e súplicas; ao invés de louvor, adoração, contemplação e escuta da vontade divina para direcionarmos nossa existência para o ilimitado do seu amor.

"Eis que sucumbe o que não tem a alma íntegra, mas o justo vive por sua fidelidade". (Hab 2,4) "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus". (Mq 6,8)

"Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego. Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé (Hab 2,4)". (Rm 1,16-17)

Portanto, "A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê". (Hb 11,1) Crer é viver em Jesus Cristo o Mistério da Ressurreição, da Vida Eterna.

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 02/02/2007 às 11h03

Site do Escritor criado por Recanto das Letras