FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Meu Diário
29/09/2006 22h46
SOMOS O QUE CULTIVAMOS...
Nos campos da existência, somos o que cultivamos. Todos nós recebemos inumeros dons para percorremos o caminho da vida em direção ao Infinito do Senhor. Esses dons apontam para a felicidade porque sua finalidade no decurso existecial é essa.

Quando nos unimos ao Senhor, quer pela Eucaristia, a forma mais perfeita de união com Ele; quer pela oração, esse jeito transparente de ver a Deus e falar-LHE ao coração; quer pelo diálogo com Sua Palavras, da qual somos eviedência; gera em nós frutos inestimáveis, tais como: "Amor, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,bradura, temperança." (Gl 5,22)

Diferente, porém, é a vida daqueles que se unem ao pecado: mentira, soberba, orgulho, impureza, vaidade, ódio, injustiças, falcatrus etc...Os efeitos advindos daí são devastadores: fobias, insônias, agrecividade, mau humor, perversidade, egocentrismo, vícios, etc.

Então, que tipo de sementes estamos cultivando?

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção (e a morte); quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna." (Gal 6,7-8)

"Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos.
Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé." (Gal 6,9-10)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 29/09/2006 às 22h46
 
28/09/2006 22h06
BUSCAI EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS...
A vida como dom de Deus é um dizer constante, porque somos caminhantes em busca do definitivo. Só que nem sempre o caminho percorrido por nós, é o mesmo que nos leva ao Encontro do Senhor e o pior é que nos distraímos com tantas picuinhas às margens do nosso caminhar que perdemos o rumo.

Hoje meditamos no Evangelho sobre a ação maléfica de Herodes que mandou matar João Batista, mas mesmo assim queria ver Jesus. E se me perguntarem será que Herodes se salvou? Respondo, não creio nisso. E por que não? Por causa do caminho por ele escolhido. Enquanto João escolheu o caminho da obediência, da Justiça e da Verdade; Herodes fez o inverso, escolheu o caminho do adultério - pois vivia com a mulher do seu irmão - da embriagues e do assassinato.

Ora, no caminho de Herodes não funciona a misericórdia, porque é caminho de morte; a não ser que haja arrependimento e mudança de caminho. Lembram da Palavra de Jesus: "quem com o ferro fere com ele será ferido"? Pois é, semente plantada e cultivada, é fruto colhido. Cada um terá aquilo que busca.

Portanto, "Há caminhos que parecem retos ao homem e, contudo, o seu termo é a morte". (Pr 16,25)
Por isso, "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo". (Mt 6,33)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 28/09/2006 às 22h06
 
27/09/2006 23h00
EIS O QUE DIZ O SENHOR...
Corre em tenro desafia a experiência da fé que nos faz ver muito além do que os nossos olhos naturais podem enxergar. Porque crer é um modo de ser sempre novo, renovado pela esperança, pelo amor cultivado, pela saudade do céu.

Nossa vida é feita de encontros constantes com Deus, pois, para quem dele vive tudo é revelação. Esse encontro, como que permanente, é viver na companhia do Senhor que não nos quer sozinhos no mundo. Ele mesmo nos conduz ao infinito do nosso ser; quer que gozemos desde já a segurança de Sua Mão protetora e transmitamos a paz que brota do Seu coração.

Isso tudo faz parte do Reino presente em nossas almas, é o amor ardendo na comunhão recebida, vivido na intimidade do coração, na ação do Senhor que quer nos manter Nele por todo o sempre.

Eis o que diz o Senhor: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele". (Jo 6,56)

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 27/09/2006 às 23h00
 
27/09/2006 00h01
SENHOR PRECISAMOS MUITO DE TI…
"As raposas têm suas tocas e as aves do céu seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça." (Mt 28,20)

"Não sabemos como agir nem o que é melhor para nós. Mas é certo que as decisões de Deus à nosso respeito são perfeitas. Erramos e falamos muito. É por isso que precisamos nos deixar conduzir pelas orientações do Senhor. Quando nos dispomos a ouvir-LO, as nossas culpas são apagadas e tiramos um grande proveito de tudo o que acontece." Eis a comprovação dessa proposição neste versículo do livro de Provérbios: "Pelo Senhor são dirigidos os nossos passos: quem dentre os mortais poderá entender o seu caminho?" (Pr 2,24)

"A semente de mostarda, quando brota, suas ramagens crescem tanto que chegam a ser maiores que muitas árvores." (Mt 13,31-32). "Que busquemos sempre reconhecer a importância das pessoas que passam por nossa vida. Assim, é a graça reservada para os que esperam na Bondade e Misericórdia do Senhor."

Paz e Bem!

Publicado por Frei Fernando Maria em 27/09/2006 às 00h01
 
26/09/2006 10h11
ESTAMOS AQUI, MAS SOMOS DO ALTO...
Aberta as janelas de minha alma e da tua também, olhemos para o alto, e quanto mais alto nosso olhar penetra, mais profundamente percebemos que algo nos espera, é o Eterno Atual, o Senhor de nossa vida, com toda a plenitude de nós mesmos à nossa disposição.

A grandeza da criação em contraste com a pequenez de nosso ser, é o Senhor a nos dizer que somos mais do que percebemos, porque a nossa percepção deseja muito além do perceptível e assim se alarga o sonho da perfeição, da felicidade completa, do Reino que cultivamos, da Virtude Eterna que nos espera.

Não desejar a Glória de Deus é se perder em labirintos de preocupações e medos; é encher-se de segredos fúteis e inúteis que pra nada servem.

Publicado por Frei Fernando Maria em 26/09/2006 às 10h11



Página 195 de 197 « 191 192 193 194 195 196 197 «anterior próxima»

Site do Escritor criado por Recanto das Letras