A PRESENÇA DE MARIA NO EVANGELHO DE SÃO JOÃO “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade”. (Jo 1,14). A presença velada da santíssima virgem nesse versículo do Evangelho de São João, é digna de uma bela analogia (comparação) que nos faça compreender melhor o Mistério da Encarnação do “Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós”. Em seu cântico, no Evangelho de São Lucas, Zacarias se expressa, referindo-se à vinda do Filho de Deus, nos seguintes termos: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo, e suscitou-nos um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo (como havia anunciado, desde os primeiros tempos, mediante os seus santos profetas), para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam. Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos veio trazer do alto a visita do Sol nascente, que há de iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz”. (Lc 1,68-71.78-79). Ora, nessa passagem do Evangelho de São Lucas, Jesus é comparado ao Sol nascente que vem do alto para iluminar as trevas do pecado e da morte que mantém a humanidade subjugada às forças infernais, capazes de afastar os homens do convívio de Deus e levá-los a cometer as piores atrocidades de que o pecado é capaz. Então, qual é a relação que existe entre essas duas passagens bíblicas e ainda, qual é a destaque ou o que tem a ver a Virgem Maria em tudo isso? Ora, essa relação está ligada diretamente à vinda de Deus mesmo no seio de Sua obra criada, pára levá-la à plenitude da perfeição tal qual foi e é a Sua Vontade. Já o papel fundamental de Maria diz respeito à Nova Criação, uma vez que na primeira, por meio da mulher Eva, entrou o pecado e a morte no mundo; pois, também Eva havia recebido o Verbo de Deus, não diretamente em sua carne, mas sim em sua criação, porque “tudo foi criado por ele e para ele” (Col 1,16 c) “e sem ele nada foi feito”. (Jo 1,3 b). Enquanto que, na Nova Eva, Maria, o Verbo se faz Carne nela mesma, redimindo, com isso, a carne que estava sujeita ao pecado na primeira mulher, Eva. É por isso que a Virgem é Imaculada, ou seja, sem pecado algum. Não há dúvidas de que nessas passagens bíblicas ocorre a união perfeita da divindade com a humanidade por obra do Espírito Santo. Desse modo, o Senhor Deus Todo Poderoso, elevou à Perfeição, por meio do Seu Filho Jesus Cristo, todas as coisas criadas: a começar pelo homem, na pessoa de Maria, a primeira a atingir tal Perfeição na Encarnação do Verbo. Portando, o Plano salvífico do Senhor está em pleno curso, desde o momento da criação e muito mais agora com Encarnação do Seu Filho no seio da Nova Eva; porque quando João afirma: “E o Verbo se fez Carne e habitou entre nós” (Jo 1,14), está confirmando explicitamente a presença da Virgem Mãe nesse Plano Salvífico, a começar por ela mesma, pois, foi nela que o Verbo Divino tomou a nossa forma humana revelando a Face Invisível de Deus e ao mesmo tempo nos fazendo participar de Sua Natureza Divina. Ele agora também é Humano e por Ele nos tornamos divinos. Paz e Bem! Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/09/2008
Alterado em 27/09/2008 |