NATAL
Está chegando mais um Natal e como em todos os natais, somente um pequeno número de cristãos comemora esta data com o seu verdadeiro sentido. Porque para comemorar o aniversário de nascimento do Salvador Jesus Cristo, é preciso viver em profunda sintonia com Ele que vive eternamente.
Sei que o mistério da ressurreição ainda não foi compreendido e absolvido por grande parte da humanidade, apesar de muitos serem batizados e terem a graça da filiação divina e o dom do Espírito Santo como um presente de Deus; mas, ao que parece, não ressuscitaram com o Senhor da vida e por isso pouco ou muito pouco se relaciona com Ele com a intimidade de ressuscitado em vista da nova criação.
Além do que, nosso mundo, afeito às coisas materiais, procura buscar satisfação somente nas criaturas e nos valores passageiros, desdenhando de tudo o que diz respeito à alma e aos valores que a dignificam. Claro, não posso generalizar, mas também não posso fechar os olhos para essa sociedade consumista, hedonista, que só pensa a partir dos olhos e do poder aquisitivo como fonte de realização.
O resultado dessa triste atitude é a violência desenfreada, são os vícios de toda espécie; crianças aliciadas e abusadas; orgias, perversões, frustrações e os mais terríveis comportamentos antiéticos, englobando todas as camadas sociais, mas especialmente às que detêm o poder temporal.
É por isso que o Natal do Senhor passa quase despercebido, porque enquanto uns poucos pensam no Senhor e no sentido de seu nascimento; a grande maioria mesmo não está nem ai, só visa o lucro, os presentes, as festas, a queima de fogos nos réveillons, etc. E assim o natal virou peça de museu para os presépios, lembrança vaga; fala-se mais no “papai Noel”, do que no Salvador da humanidade. Porque, afinal de contas, não interessa ao comercio falar de Jesus, a não ser que dê lucro, do contrário, “é melhor não tocar nesse nome”.
Ó Jesus, quando é que essa nossa raça humana vai aprender que a nossa única fonte de realização e felicidade és tu? Quando é que aprenderemos que os verdadeiros valores são os valores eternos, frutos do Espírito Santo que habita no coração dos batizados e quer habitar no coração de todos os homens?
Vem Senhor Jesus, antes que o ser humano descaracterize a tua “imagem e semelhança” que somos nós, por meio de comportamentos que mais parecem ações satânicas do que humanas. Creio Senhor que tua paciência está se esgotando, por veres os teus mandamentos vilipendiados, desobedecidos, pisoteados como pérolas aos porcos. Senhor, liberta-nos desse inferno criado pelo próprio homem aqui na terra, só assim comemoraremos o teu Natal como comunidade de amor, fruto da redenção que viestes trazer.
Para os filhos e filhas de Deus que nos lembramos de comemorar e parabenizar Jesus Cristo em seu Natal, dando-lhe o verdadeiro sentido, eis o nosso ato de fé: “Cremos em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, gerado do Pai desde toda a eternidade, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai; por Ele todas as coisas foram feitas.
Por nós e para nossa salvação, desceu dos céus; e se encarnou por obra do Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez verdadeiro homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; subiu aos céus, e está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir em glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim”. (Credo Niceno-constantinopolitano).
Ao Deus que é que era e que vem, seja o nosso amor e o nosso amém!
Feliz Natal Jesus! Parabéns pelo Seu Aniversário!
Feliz Natal a todos que adoram o Senhor!
Paz e Bem! Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/11/2008
|