FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


A LÓGICA DO AMOR...

“Deus é amor”. (1Jo 4,8).

O amor ama mesmo quando não é amado, porque o amor é o próprio Deus; creio que atualmente poucas pessoas têm esse entendimento sobre o amor; isto porque para muitos o amor é apenas um sentimento, quando na verdade ele é a essência da vida, e tudo o que não é movido por ele, não perdura por muito tempo. Ora, não há felicidade onde o amor não é amado, onde o amor não é vivenciado ou cultivado pelas almas apaixonadas, que desapegadas das coisas que passam, abraçam fervorosamente as que não passam.

Quem ama de verdade só ama porque experimenta o amor de Deus; não existe amor onde Deus não se faz presente; mas, onde Deus não se faz presente? No coração daqueles que o negam com suas palavras e/ou suas atitudes e obras. Uma alma que nega Deus jaz na morte, porque quem não ama a Deus, não o conhece e nem se deixa amar por Ele que é Vida Eterna. Certa feita, uma pessoa de quem não fiz sua vontade carnal me insultou, dizendo: eu te odeio. Ao que lhe respondi: já sei por que és infeliz, porque não amas. Ela então me disse: eu não amo você, mas amo outras pessoas. Novamente lhe respondi: não pode uma mesma fonte jorrar água podre e água pura; o amor é água cristalina; o ódio é lama pútrida que envenena a alma e mata todos os desejos de felicidade que se almeja nesta vida. E novamente me disse ela, depois de certo tempo em silêncio: sabes que tens razão! De fato, não existe amor nem felicidade sem Deus, isto porque Deus é o único Amor que gera a felicidade eterna.

Escrevendo sobre o amor, assim se expressou São João: ”Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito”. (1Jo 4,7-12).

Também São Paulo escreveu uma das páginas mais linda da Bíblia sobre o amor, que se tornou um hino ao amor, ele o começa dizendo: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada valeria! O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acabará”. (1Cor 13,1-8a). 

Então, qual é a lógica do amor? O amor não precisa de lógica para se expressar, porque tudo o que existe, existe como expressão do amor de Deus. A falta de lógica é não amar a Deus sobre todas as coisas, é não corresponder ao Seu Amor Eterno. É por isso que a maior parte dos homens vive mergulhada no inferno, porque deixou de amar, a Deus primeiramente, e ao próximo como a si mesmo.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 04/02/2014


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras