PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA(Mc 12,18-27) 06/6/18
Amados irmãos e irmãs, com uma certa frequência, vemos algumas divergências entre os irmãos que professam a mesma fé. Foi assim ao longo dos séculos e atualmente não se foge à esta regra malfadada. Mas, porque isto acontece? No Evangelho de hoje, Jesus responde à esta pergunta no debate travado contra os Saduceus, pois estes trouxeram para dentro da fé suas próprias crenças e por causa delas puseram Jesus à prova querendo dissuadir as pessoas que Nele acreditavam, pois a Palavra de Jesus contadizia suas falsas doutrinas. Ora, eles afirmavam que não existia vida após a morte; enquanto, Jesus pregava o Reino de Deus, a ressurreição dos mortos, a vida eterna.
A resposta de Jesus mostrou o quão falsamente eles viviam a fé dos seus antepassados e o quanto eram intransigentes com aqueles que não acreditavam nos elementos estranhos que impunham como se fossem verdadeiros; e ai de quem não os seguissem. Pois, com isso se tornaram guias espirituais cegos à ponto de ofrontarem o próprio Filho de Deus. Todavia, o Senhor lhes mostrou o quanto incorriam em graves erros por causa da miopia de suas doutrinas mortais.
Ora, normalmente os guias cegos fomentam divisões e embates de opiniões como se fossem autênticos em suas teses, para isto, basta uma simples afirmação de alguma autoridade que lhes contraria, para acender a chama de seu destempero e assim alardeam uma série de acusações, tomando posições cada vez mais radicais, tentando se sobressair em tudo, não vendo que esse é o seu maior erro.
Caríssimos, olhando esse nosso tempo e mesmo nossa fé católica, às vezes também vemos um certo embate, principalmente no campo das novas mídias, entre os fazedores de opiniões que buscam seguidores para si e não para Cristo, e aqueles que simplesmente vivem a autenticidade de sua fé sem alardes.
Vejamos, então, o que diz o Senhor a respeito dos pseudos evangelizadores: "Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus. Por isso, eu vos digo: Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. No dia do juízo os homens prestarão contas de toda palavra vã que tiverem proferido. É por tuas palavras que serás justificado ou condenado."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 06/06/2018
|