PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,25-37)(08/10/18).
Caríssimos, a vida em estado de graça consiste em permanecer fiéis à nossa filiação divina, isto é, amar a Deus como seus filhos e filhas nascidos no batismo em total comunhão com a sua vontade. Às vezes escuto alguns dizerem que é muito difícil seguir o Senhor, à estes digo, difícil é seguir o mal, pois ele nada tem para nos dar a não ser a condenação eterna que recebeu depois de ser julgado e condenado (cf. Jo 16,7-11).
Não resta dúvida que a maior luta que travamos é espiritual e se dá dentro de nós mesmos, em especial no coração de nossas almas, isto é, em nossa mente, em nossa consciência. Por isso, precisamos escutar a voz do Senhor que nos diz: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26,41).
Com efeito, muitos são aqueles que usam a última parte deste versículo para querer justificar que pecou porque a carne é fraca. À estes digo, não existe pecado sem tentação, sem permissão e sem o ato praticado ainda que seja mentalmente; por isso, ninguém é fraco antes do pecado, mas só depois que peca. Dito isto, escutemos a primeira parte deste versículo para nos manter em comunhão com o Senhor, pois, como escreveu São João: "Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu." (1Jo 3,6).
Caríssimos, meditando o evangelho de hoje, percebemos que os mestres da Lei se aproximavam de Jesus só para pô-lo à prova. De fato, quem não tem argumento para expressar o bem, usa a astúcia como arma para poder condenar os outros e não amá-los. Ora, a Sabedoria divina revelada nas Palavras de Jesus, nos ensina que o amor supera todas as barreiras que os homens criaram para não viverem unidos e em paz. Disse Ele: "Vai e faze a mesma coisa [que o bom samaritano fez]."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 08/10/2018
|