PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,16-20)(30.05.19)
.
Caríssimos o livre arbítrio é um poder extraordinário que nos foi dado por Deus juntamente com o discernimento para dintinguirmos o bem do mal, para assim escolhermos somente o bem e rejeitarmos totalmente o mal. Com a vinda do Espírito Santo se juntaram à esse poder todos os dons e virtudes sobrenaturais para vivermos em tudo a Vontade de Deus Pai no seguimento de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
Na primeira leitura de hoje vimos que os judeus fizeram totalmente o contrário disso, pois, rejeitaram a palavra da verdade que os podia salvar e escolheram as blasfêmias e perseguições, por isso, Paulo lhes disse: “Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos”.
.
De fato, não pode se salvar quem rejeita, por palavras e ações, a vida eterna que Cristo Jesus lhes oferece por meio da pregação e o testemunho de sua ressurreição, como nos ensinou São Paulo: "A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem."
.
Conclusão: Caríssimos, após a ressurreição Jesus se apresenta aos Apóstolos como Aquele que assumiu a plenitude de sua divindade e a torna acesível à eles; mas, com a sua ascensão se apresentará por meio da ação do Espírito Santo na Palavra, nos sacramentos e pelo testemunho de sua ressurreição se dando conhecer à toda humanidade para que seja salva mediante a fé, como Ele mesmo disse: "Felizes aqueles que crêem sem ter visto!" Portanto, a fé é um dom que nos leva a contemplar o Senhor e a ser um só com Ele por meio da Eucaristia e os outros Sacramentos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 30/05/2019
Alterado em 30/05/2019 |