PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,13-21)(21/10/19)
.
Caríssimos, vivemos num mundo carente dos bens eternos; isto porque o apego às riquezas deste mundo, levaram os seres humanos à não mais enchergarem os bens materiais como graças de Deus destinados à todos sem distinção de pessoas. De fato, vivemos a ditadura do egoísmo e nesta ditadura não existe espaço para a partilha.
.
Com efeito, no Evangelho de hoje, Jesus nos exorta para não cairmos nessa tentação, diz Ele: "Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. E para aqueles que insistem nesse pecado, diz: "Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida?" (Mc 8,36-37).
.
De fato, a ganância tem sido uma pedra de tropeço para milhões de almas que envenenadas por ela se precipitam no abismo da corrupção e de todo tipo de falcatruas por visarem somente o enriquecimento ilícito em detrimento da miséria de tatíssimos irmãos que morrem à míngua sem ter o que comer.
.
Caríssimos, Deus nos ama, por isso, nos perdoa com a intenção de nos purificar, e para isso nos dá todas as graças. Todavia, sabemos que haverá o juízo final para todos (cf. Mt 25); nesse dia o Senhor nos pedirá conta de tudo o que vivemos no tempo que Ele nos deu para ajuntarmos tesouros nos céus e não na terra.
.
Por isso, escutemos com atenção esta exortação de são Paulo: "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, mas particularmente aos irmãos na fé."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 21/10/2019
|