FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,19-28)(02/01/20)
.
Caríssimos, Deus é amor, é Santo, é o Sumo Bem, é Eterno; tudo sem Ele, é vazio infinito. Ora, os que negam que Deus existe, fazem isso porque o expulsaram dos seus corações por querer submete-lo à seus caprichos, por não obedecerem aos Seus Santos Mandamentos. Por isso, negam também o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.
.
São João, na primeira leitura de hoje, nos ensina que essa negação de Deus é fruto da mentira. Diz ele: "Caríssimos: Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai." E nos exorta: "Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna."
.
Com efeito, «O temor do Senhor é o princípio da sabedoria» (Sl 110,10), e se é o princípio da sabedoria, também é o início do bom caminho. É ele que provoca a confissão dos pecados, que leva o orgulhoso ao arrependimento e que lhe permite escutar a voz daquele que prega no deserto, mandando preparar o caminho e mostrando por onde começá-lo: «Arrependei-vos, porque está próximo o Reino do Céu» (Mt 3,2; cf 4,17).
.
Caríssimos, em meio à dicotomia deste mundo, Deus nos enviou o Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, para que crendo Nele tenhamos a vida eterna; mas, antes de sua vinda, enviou João Batista, anunciado pelos profetas, como sua fiel testemunha; todavia, para dirimir todas as dúvidas da humanidade, Ele mesmo o anunciou: "E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o."
.
Portanto, "Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 02/01/2020
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Favor citar a autoria de Frei Fernando,OFMConv. e o site: www.freifernando.net). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras