PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 8,1-4)(26/06/20)
Caríssimos, nessa liturgia de hoje vemos a continuidade da missão salvadora de Jesus, e vemos também Ele cumprindo o motivo de sua vinda à este mundo, como havia dito: "Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos. Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores." (Lc 5,31-32).
.
No Evangelho de hoje, depois de pronunciar o sermão da montanha, Jesus segue a sua missão no meio da multidão que não tinha voz nem vez na prática religiosa dos escribas e fariseus, pois, eram considerados pecadores públicos por falta de instrução ao estilo farisáico e por isso não gozavam da estima deles; na verdade eram despresados.
.
No entanto, foi justamente neste campo da ação evangelisadora que Jesus preferiu exercer sua missão. Isto porque também Ele não foi aceito entre os notáveis da religião, por não se deixar dominar por eles que faziam da prática religiosa um meio de dominação e não de salvação dos fiéis.
.
Com efeito, ainda no Evangelho de hoje Jesus curou um leproso que acreditou nele e lhe havia suplicado: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. (Lc 8,2-3). Ora, isso era impossível entre os escribas e fariseus, pois, os leprosos eram considerados a escória da sociedade, porque, segundo eles, a lepra era tão somente o resultado de seus muitos pecados.
.
Portanto, caríssimos, escutemos atentamente o Senhor, e supliquemos como o leproso, a purificação de nossas almas pelo Sacramento da reconciliação e da Eucaristia para que desse modo permaneçamos em comunhão com Ele e assim evitarmos todo tipo de pecados.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 26/06/2020
|