Homilia do 2°Dom do tempo comum (Jo 1,35-42)(17/01/21)
Caríssimos irmãos e irmãs, são Paulo, referindo-se à presença do Senhor Jesus em nosso meio, disse: "Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade." (Tt 2,11-12)
.
No Evangelho de hoje, João Batista, cuja missão era revelar o Messias ao povo eleito e a toda humanidade, vendo Jesus passar, disse a dois dos seus discípulos presentes nesta ocasião: "Eis o Cordeiro de Deus!”, ao que os discípulos o seguiram e logo foram acolhidos por Jesus que se revelou tal qual João lhes havia anunciado.
.
De fato, esse foi o anúncio mais esperado pela humanidade, pois, por ele tivemos a certeza de que Deus realmente veio permanecer conosco por meio do Seu amado Filho que nasceu da Virgem Mãe Imaculada, por obra e graça do Espírito, como nosso Salvador.
.
Com efeito, esse encontro de João e André com Jesus, mudou totalmente suas vidas, pois, tornaram-se também eles anunciadores da Verdade Eterna e do amor de Deus que acolheram ao seguir o Senhor. Por sua vez, André foi logo anunciar Jesus ao seu irmão Simão, que ao vir a Ele, recebeu a missão revelada por seu novo nome, Pedro, isto é, pedra com a qual o Senhor edificou a sua Igreja.
.
Portanto, caríssimos, a partir da vinda de Jesus anunciada pelos Profetas do Antigo Testamento e por João Batista, o último dos profetas, a humanidade foi libertada do pecado e conheceu a salvação; por isso, felizes são todos aqueles que encontram o Senhor Jesus e o seguem fielmente como fizeram os discípulos e todos os santos e santas de todos os tempos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 17/01/2021
|