FREI FERNANDO, VIDA , FÉ E POESIA

A vida, como dom, é uma linda poesia divina, declamemo-la ao Senhor!

Textos


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 4,1-20)(27/01/21)
.
Caríssimos, na liturgia de hoje o Senhor Jesus nos ensina que a Sua Palavra é a semente divina que Ele semea nos corações dos habitantes deste mundo; porém, muitos a recebem na beira da estrada, isto é, sem dar a devida atenção, e logo vem o maligno e a rouba de suas almas. Outros a recebem no terreno pedregoso, ou seja, com superfialiade, por isso, ao sofrer provações desistem de seguir a Palavra semeada.
.
Existe ainda aqueles que a sufocam com os espinhos das preocupações e outros pecados que lhes causam muitos danos. Por outro lado, os corações fecundos que recebem a semente da Palavra e dão frutos abundantes, são aqueles que a ouvem e logo a põe em prática; experimentando de imediato as graças derramadas.
.
Comentando esse Evangelho, disse o Papa Francisco: "Sabemos que a Palavra do Senhor é uma ajuda indispensável para não nos perdermos, como oportunamente reconhece o Salmista que, dirigindo-se ao Senhor, confessa: "A vossa palavra é uma lâmpada que ilumina os meus passos, uma luz no meu caminho (Sl 118,105). Como poderíamos enfrentar a nossa peregrinação terrena, com as suas dificuldades e provações, sem ser regularmente alimentados e iluminados pela Palavra de Deus que ressoa na liturgia?
.
Sem dúvida, não é suficiente escutar com os ouvidos, sem acolher no coração a semente da Palavra divina, permitindo que ela produza frutos. Lembremo-nos da parábola do semeador e dos vários resultados alcançados, em conformidade com os diversos tipos de terreno (cf. Mc 4, 14-20).
.
A ação do Espírito, que torna eficaz a resposta, tem necessidade de corações que se deixem modelar e cultivar, de modo que quanto é ouvido na Missa passe para a vida de todos os dias, segundo a admoestação do Apóstolo Tiago: «Sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos» (Tg 1, 22).
A Palavra de Deus percorre um caminho dentro de nós. Escutamo-la com os ouvidos e ela passa para o coração; não permanece nos ouvidos, mas deve chegar ao coração; e do coração às mãos, às boas obras." (Papa Francisco, audiência geral, 31/01/18).
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/01/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras