Homilia do 18°Dom do Tempo Comum (Jo 6,24-35)(01/08/21)
Caríssimos, para manutenção da vida, naturalmente precisamos de alimentos, água e outros elementos da natureza que nutre e sacia as nossas necessidades básicas. Sem dúvida Deus nos criou com tais necessidades devido a brevidade da vida no tempo; e isso constitui uma certa provação antes do devir eterno, porque Ele nos criou para a eternidade; é isso o que nos revela esta liturgia de hoje.
Na primeira leitura os Israelitas que saíram da escravidão do Egito e estavam atravessando o deserto rumo a terra prometida, sentem o peso dessa travessia, pois lhes falta água, pão, carne e outros alimentos para suprir as suas necessidades básicas. Por isso, ao sentirem a escassez de tais elementos se puseram a murmurar e a pressionar Moisés e Aarão querendo uma solução que naturalmente seria impossível em tais circunstâncias.
No entanto, a solução veio da Fé que mudou totalmente a situação angustiante que estavam sofrendo. Desse modo, pela intervenção divina, superaram os obstáculos que os estava oprimindo. De certo, essa experiência do povo eleito, nos ensina que na travessia do deserto deste mundo, se faz necessário uma liderança que creia e que realmente viva em comunhão com o Senhor e se deixe conduzir por Ele a fim de chegarmos a bom termo no cumprimento dos seus desígnios.
Com efeito, para isso temos na Santa Igreja, o novo povo de Deus, o Santo Padre, o Papa Francisco, os bispos, os sacerdotes e diáconos em comunhão com ele, e as outras lideranças por meio dos quais o Senhor Jesus nos conduz à terra prometida, o Reino de Deus. Porém, como o povo eleito, precisamos cooperar com esses nossos líderes a fim de que vivamos a unidade do Espírito Santo pelo vínculo da paz e do amor a Deus sobre todas as coisas e entre nós.
Portanto, caríssimos, oremos com toda a Igreja a oração canônica deste 18° Domingo do Tempo Comum: "Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!"
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 01/08/2021
|