PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 12,24-26)(10/08/21)
Caríssimos, temos consciência das misérias deste mundo e das nossas próprias misérias; e tudo isso por conta dos pecados aqui praticados; todavia, quem os evita encontra na Misericórdia Divina o poder para vencer as tentações e seguir em frente praticando as virtudes que os faz perseverar até o fim na luta contra o pecado, e no estado de graça. Desse modo, reconhece que tudo pertence somente ao Senhor, até mesmo as boas obras que fazem; na verdade, somos apenas servos da Sua Divina Providência.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que o apego a si mesmo, é pedra de tropeço que impede à própria salvação, como vemos a seguir: "Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conserva-la-á para a vida eterna." Ou seja, o apego é pedra de tropeço, porque é símbolo do egoísmo que devora as almas que se deixam dominar por ele.
Ora, o Senhor Jesus não é mais um mestre entre tantos outros que se levantam neste mundo; Ele é Deus conosco, o único Senhor de toda a vida, e por isso, é também o único caminho que nos leva ao céu; exatamente porque Nele não há apegos, não há distinção de pessoas nem discriminação; mas também na há conivência alguma com os pecados praticados neste mundo, porque todo pecado a seu tempo leva à morte quem o comete.
Portanto, caríssimos, culturalmente aprendemos a receber, e nos acostumamos com isso; e às vezes nos apegamos com unhas e dentes ao que recebmos, mesmo sabendo que não os temos para sempre neste mundo; ora, essa liturgia de hoje nos ensina que há mais alegria em dar do que em receber, pois Deus “ama quem dá com alegria”. Porque o que damos, damos sem mérito algum, porque somente a Deus pertence tudo o que somos e tudo o temos.
Destarte, escutemos atentamente o Senhor Jesus para pormos em prática a Sua Divina Palavra: “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 10/08/2021
|